segunda-feira, 2 de março de 2020

Governo do Estado publica edital para implantação do balizamento noturno do Aeródromo de Caruaru


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), publicou, na sexta-feira (28/2), o edital de licitação para a elaboração de projeto e execução do Sistema de Balizamento Noturno do Aeródromo Oscar Laranjeira, em Caruaru. A iniciativa vai possibilitar a operação noturna no terminal e tem investimento previsto de R$ 1.092.976,94.


A sinalização luminosa será composta por 135 luminárias de LED para o balizamento noturno da pista de pouso e decolagem, taxiway e o pátio das aeronaves. Além disso, o terminal vai contar com biruta iluminada, que indica a direção do vento, farol de alta intensidade, apontando quando a operação noturna está em funcionamento, e o sistema PAPI, de alta precisão, para orientações sobre a pista no momento do pouso. A obra de implantação do balizamento deve durar cinco meses. Para garantir a segurança desse serviço no terminal, o procedimento passará por certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Outras ações estão em andamento para que seja possível a operação de voos comerciais no aeródromo, que é uma das metas do Governo do Estado. Em setembro do ano passado foi iniciado o levantamento das condições de navegação na região do terminal para o desenvolvimento do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA). Esse serviço, estratégico para garantir a segurança das operações aeroportuárias, porque identifica previamente possíveis obstáculos com potencial de interferir na segurança de voo das aeronaves, foi concluído e aguarda a certificação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACT).

“Essas ações fazem parte de uma série de medidas estratégicas voltadas para a reestruturação do equipamento, que inclui, ainda, a reforma do local e o contrato para a operação. No momento, estamos trabalhando na elaboração dos processos licitatórios para que esses dois certames sejam publicados dentro de 30 dias”, afirma a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Fernandha Batista. De acordo com a gestora, uma equipe formada por 10 técnicos atua dedicada a este tema para que a operacionalização de voos comerciais seja possível nos aeródromos de Pernambuco.

Em paralelo, a Seinfra também atua na aquisição de equipamentos e mobiliário para o terminal Oscar Laranjeiras, a exemplo do canal de inspeção (raio-x) e da estação meteorológica (EMS-A), que envia, em tempo real, as informações climáticas para que o piloto possa decolar e pousar em segurança. Este último item conta com emenda parlamentar do deputado federal Wolney Queiroz de cerca de dois milhões de reais. 

“O objetivo do Governo do Estado é possibilitar a operação plena do equipamento e é nesse sentido que temos empenhado todos os nossos esforços. Estamos executando uma série de ações fundamentais para viabilizar os voos comerciais para Caruaru e outros aeródromos, porque entendemos que a interiorização do desenvolvimento contribui para o crescimento econômico, gerando mais emprego e renda para a população”, ressalta Fernandha Batista.

MURO - A Seinfra realizou, na manhã da última sexta-feira (28/02), o trabalho de recuperação de partes da estrutura do muro do aeródromo Oscar Laranjeiras danificada pela ação de vândalos. O órgão salienta que atitudes como essa, com a finalidade de facilitar o deslocamento das pessoas na localidade, gera risco físico para população e para as operações aéreas. Diante disso, a Seinfra pede aos munícipes que colaborem, evitando ações que degradem o patrimônio público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário