sexta-feira, 6 de março de 2020

Secretária de Saúde de Pernambuco divulga boletim de casos suspeitos de covid-19


A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que, desde o dia 25 de fevereiro até a manhã desta quinta-feira (05.03), foi notificada de 20 casos suspeitos de covid-19 (conforme tabelas abaixo). Até o momento, já foram descartadas 12 suspeitas e outras 8 continuam em investigação. 

Os pacientes têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, países com transmissão local do vírus.
Os casos notificados foram acolhidos em serviços privados do Recife e Olinda e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). Apenas um caso não chegou a ser admitido em nenhum serviço – a coleta do material laboratorial foi feita na residência por uma equipe do município na própria residência. Os pacientes são residentes do Recife (12, sendo 4 em investigação e 8 descartados), Olinda (2 em investigação), Jaboatão dos Guararapes (2, sendo 1 descartado e 1 em investigação), Caruaru (1 descartado), Vitória de Santo Antão (1 em investigação) e Itália (2 descartado).
Dos 12 casos descartados, 3 não positivaram para nenhum vírus respiratório, 4 foram positivos para influenza B e 4 para influenza A(H1N1). Um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 (resultado do Instituto Evandro Chagas, do Pará), um tipo de coronavírus já conhecido anteriormente e com circulação sazonal no mundo, sendo diferente do atual covid-19. O beta coronavírus OC43 já tinha sido identificado em Pernambuco em fevereiro de 2019, após um surto de síndrome gripal em um navio. Importante destacar que os tipos de coronavírus são responsáveis por cerca de 10% das infecções respiratórias no mundo e que o OC43 é conhecido por casos leves e moderados.
Os pacientes em investigação, apenas 1 está em isolamento hospitalar em unidade privada. Os demais, após orientações, foram encaminhados para isolamento domiciliar. Esses estão sendo permanentemente monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios (03 do Recife, 02 de Olinda, 01 de Jaboatão e 1 de Vitória de Santo Antão).
TABELA 1 – casos suspeitos de covid-19 notificados em Pernambuco
ses1
TABELA 2 – casos suspeitos de covid-19 notificados em Pernambuco por local de residência
ses2
TABELA 3 – sexo dos pacientes notificados para covid-19
ses3
TABELA 4 – faixa etária dos pacientes notificados para covid-1
ses4
TABELA 5 – resultados laboratoriais dos casos descartados para covid-19
ses5

Nenhum comentário:

Postar um comentário