terça-feira, 23 de junho de 2020

Após Surubim receber maior chuva em 54 anos, barragem de Jucazinho, no Agreste de Pernambuco, atinge 37% da capacidade

foto divulgação Compesa
Após Surubim, no Agreste de Pernambuco, registrar o maior índice de chuvas em 54 anos no último final de semana, a barragem de Jucazinho, maior barragem do Agreste e terceira maior do Estado, atingiu 37% da capacidade. 


De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Surubim acumulou cerca de 174,6 milímetros de água entre a manhã da sexta-feira (19) e a manhã do sábado (20). Além disso, segundo o órgão, a média de chuvas nesse fim de semana no Agreste Setentrional, próximo a Surubim, foi de 76 milímetros.

A barragem de Jucazinho tem capacidade máxima de 204.821 milhões de m³ e, no dia 19 de junho, estava com 33,9%. Em março de 2020, a barragem, que desde 2016 registrava um percentual abaixo de 1%, atingiu o nível de 14,99% e saiu do estágio pré-colapso.

Morte e famílias desabrigadas
Por conta das chuvas que atingiram o município de Surubim, no Agreste de Pernambuco, entre a manhã da sexta-feira (19) e a manhã do sábado (20), três famílias ficaram desalojadas e outras 150 foram atingidas. Além dos alagamentos e das famílias desabrigadas, um óbito foi registrado. A vítima foi um motorista de caminhão-pipa de 58 anos. Ele teria morrido afogado após tentar atravessar, de caminhonete, uma passagem molhada de um riacho e foi encontrado nesse domingo (21) no Sítio Bandinha, zona rural de Surubim.

As fortes chuvas registradas no município elevaram o nível da água e o veículo acabou sendo arrastado pela correnteza na última sexta-feira (19).

INFORMAÇÕES DO JC ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário