quarta-feira, 15 de julho de 2020

Covid-19: Pernambuco pretende ampliar número de testes


A partir desta quarta-feira (15.07), o Estado de Pernambuco ampliará a realização do teste da Covid-19 para as pessoas que apresentarem sintomas gripais leves. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, na tarde desta terça-feira (14.07), durante coletiva de imprensa online. A marcação dos exames deve ser feita por meio da ferramenta Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br). Ao todo, 133 municípios que aderiram ao sistema estarão cadastrados no aplicativo para marcação dos exames. Nos que ainda não aderiram, as marcações devem ser feitas diretamente na rede de saúde de referência de cada cidade.


Serão ofertados exames do tipo RT-PCR (swab nasofaríngeo), indicado para quem está com sintomas gripais até o sétimo dia do início do quadro, podendo, porém, ser estendido até o décimo dia, caso persistam os sintomas; e o teste rápido, para os casos em que o paciente esteja há mais de sete dias do início dos sintomas e também com mais de 72h desde o desaparecimento dos sintomas.  

“Desde o início da pandemia do novo coronavírus, fomos realizando o trabalho de ampliação da testagem para os grupos prioritários, iniciando com os profissionais de saúde e segurança e, posteriormente, isto foi ampliado para abarcar os profissionais de serviços essenciais. Agora, dentro de nossos esforços de ampliação, chegamos a este novo e importante passo de ampliar para todos os pernambucanos sintomáticos. Desta maneira, vamos identificar com eficiência as pessoas com o vírus e realizar o isolamento para que esta pessoa não alastre a doença. Esse é um método ainda mais eficiente para conter a Covid-19, sendo usado nos países que conseguiram manter em níveis baixos a curva de transmissão”, afirmou o secretário André Longo.

Ainda na coletiva, o gestor da pasta da Saúde destacou que o Estado de Pernambuco vem cumprindo a estratégia de testar 100% dos óbitos notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e todos os casos graves para doença.

"Juntamente com as ações de isolamento social que praticamos bem aqui em Pernambuco, massificar a testagem para diagnóstico da Covid-19 tem se mostrado, com as experiências em outras partes do mundo, uma forma complementar para controlar a doença e uma maneira eficaz de monitorar a evolução da transmissão, ajudando em muito na tomada de decisão e dando ainda mais segurança em cada um de nossos passos. Essa ação demonstra mais um esforço do Estado com a confirmação destes diagnósticos o que deve nos auxiliar na decisão das condutas", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário