terça-feira, 27 de abril de 2021

Calheiros diz que CPI será “cruzada contra a agenda da morte”

Ao assumir o cargo de relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) prometeu uma apuração “árida e acidentada, mas exitosa”. Ele se comprometeu a exercer com isenção seu trabalho de elaborar o parecer da comissão.


Calheiros ainda assegurou que não se comportará como a operação Lava Jato – que o investigou e, na avaliação dele, tomou decisões sem provas contra todos os investigados.


“A CPI, alojada em uma instituição secular e democrática, que é o Senado da República, tampouco será um cadafalso com sentenças pré-fixadas ou alvos selecionados”, apontou o senador.


“Não somos discípulos de Deltan Dallagnol, nem de Sergio Moro. Não arquitetaremos teses sem provas ou powerpoints contra quem quer que seja. Não desenharemos o alvo para depois disparar a flecha. Não reeditaremos a República do Galeão”, continuou.


O parlamentar garantiu que, como relator, vai se pautar pela isenção e imparcialidade, independentemente de “valorações pessoais”.


“A investigação será técnica, profunda, focada no objeto que justificou a CPI e despolitizada. É impossível esquecer todos os dias fúnebres em mais de um ano de pandemia, mas é impossível apagar abril, o mês mais mortal, e o dia 6 de abril, com uma morte a cada 20 segundos. Esses números superlativos merecem uma reflexão, merecem um minuto de silêncio”, disse.


“Nenhum expediente tenebroso das catacumbas do Santo Ofício será evocado”, apontou.

Informações do Portal Metrópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário