sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Agrinordeste impulsiona retomada do turismo de negócios em Pernambuco

Foto: Divulgação

A 28ª edição do Agrinordeste, maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste, contará nesta sexta-feira (08.10) com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. A cidade de Olinda (PE) será palco desta edição que marca a retomada dos grandes eventos na região. Neste ano, a mostra ocupa uma área de 11.340 metros quadrados, crescimento de 25% em relação a 2019.

Organizada pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), a mostra que se encerra nesta sexta, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), é aberta ao público e tem entrada gratuita. O Ministério do Turismo estará representado com um estande institucional, além da Área Brasil, que contém 22 estandes com roteiros de turismo rural que foram indicados pelas secretarias estaduais de turismo.

“É muito bom poder ver de perto esta edição da Agrinordeste, que representa uma retomada das nossas atividades, o que só é possível graças a uma série de protocolos de biossegurança e ao avanço na vacinação. Certamente a volta dos grandes eventos significará mais emprego e renda para a nossa população”, comentou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.


A Agrinordeste é a primeira mostra nacional agropecuária a contar com um estande do Ministério do Turismo como parte da estratégia da Pasta em estimular e promover o Turismo Rural no país, uma das tendências da retomada da atividade no pós-pandemia. Ao todo estão sendo expostos 22 roteiros de seis estados (PA, PB, PE, PR, RJ, SE) que mostram um pouco de todo o seu potencial turístico e alguns dos produtos produzidos.

Na Feira de Produtos do Campo são esperados 290 expositores de 13 estados, apresentando variados segmentos de negócios no Pavilhão de Feiras. A atração receberá caravanas de pequenos e médios empreendedores de todo o país, trazidos pelo Sebrae, Federações de Agricultura, Ministério da Agricultura e Ministério do Turismo. Os expositores ofertam aos visitantes artigos de qualidade, diretamente das fazendas, como produtos lácteos, avícolas, derivados de caprinos, ovinos e suínos, além de hortifrutis, vinhos, mel, sucos integrais, flores, plantas ornamentais e medicinais, entre outros.  

“O Agrinordeste mostra a força do agronegócio nacional, promovendo e reforçando a sua importância para a economia”, destaca o presidente da Faepe, Pio Guerra.

BRASIL RURAL – O Ministério do Turismo selecionou, neste ano, oito roteiros turísticos que integrarão o Projeto Experiências do Brasil Rural que terão apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços com o objetivo de promover o turismo em áreas rurais do país. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).


O projeto integra uma série de medidas do Governo Federal para fomentar o Turismo Rural, segmento considerado crucial na retomada das atividades turísticas no contexto pós-Covid-19. Entre os benefícios do fortalecimento desse segmento está a construção de uma alternativa de renda para o campo, apoio na estabilização da economia local e criação de negócios e empregos diretos e indiretos.

O Brasil já contabiliza diversos empreendimentos rurais que estruturam atividades turísticas variadas e ofertam, por exemplo, experiências em colheitas de produtos agrícolas, participação no preparo de produtos como chocolates e vinhos e experiências gastronômicas características de cada região.


Por Vital Florêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário