segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Caruaru fez jus ao título de “Capital do forró” com o projeto Viva Gonzaga


A Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC), realizou a 2º Semana do Forró com o projeto “Viva Gonzaga”, em homenagem ao Dia Nacional do Forró, que é comemorado em 13 de dezembro, data de nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o “rei do baião”. A data foi instituída pela Lei nº 11.176, de 6 de setembro de 2005.
A semana não se resumiu só ao forró, dentro da programação foram realizadas apresentações de grupos de teatro, poesia, dança, maracatu, cinema, artes figurativas, bandas de pífanos, trios pé de serra, além de palestras e oficinas.
A abertura da semana de homenagens começou na Academia Caruaruense de Cultura Ciências e Letras (ACACCIL), passando pelo Alto do Moura, Feira de Artesanato, Museu do Barro, Pátio de Eventos, e encerrando nesse sábado (15) no Monte do Bom Jesus, com maracatu, percussão e dança.
Na quinta-feira (13), foi o ápice da semana de homenagens ao “Rei do Baião”, com 20 sanfoneiros tocando e cantando Luiz Gonzaga, além do desfile do grupo de bacamarteiros do Batalhão 27, após momento festivo no Pátio de Eventos, o café da manhã foi oferecido para os artistas. “Esse ano tivemos o tributo a Luiz Gonzaga no Monte Bom Jesus, e agora esse projeto que foi um sucesso absoluto, temos que agradecer o apoio total da prefeita Raquel Lyra, a data foi marcada com muito forró em vários pontos da cidade”, afirmou Maria Alves, presidente da FCTC.
O sanfoneiro do cantor Alceu Valença, André Julião, lembrou da data como a mais importante para a cultura nordestina. “Foi graças a Luiz Gonzaga que abriu as portas para interior desse país, ele conseguiu fazer uma leitura da luta das pessoas dessa região. Hoje na Europa existem vários festivais de forró, ele conseguiu mostrar nosso ritmo ao mundo todo. O dia do forró sem dúvidas é a data mais importante para a cultura do o nordeste”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário