sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

IV Geres: Municípios do Agreste recebem nova tecnologia para auxiliar no combate às arboviroses

Aplicativo e-visit@ possibilitará o compartilhamento de informações em tempo real. No Estado, 1.141 profissionais de 87 cidades já utilizam a tecnologia


Em 2019, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ganhou um novo aliado no combate à dengue, zika e chikungunya. Agentes de endemias dos municípios pernambucanos passaram a utilizar smartphones com acesso ao aplicativo e-visit@PE, tecnologia que proporciona mais agilidade ao trabalho de monitoramento e consolidação de dados referentes à ocorrência das arboviroses. Nesta quinta-feira (16.01), agentes comunitários de endemias (ACE), coordenadores, supervisores e técnicos de 26 municípios que compõem a IV Gerência Regional de Saúde (Geres) receberam smartphones equipados com a ferramenta. Ao todo, foram disponibilizados 498 aparelhos. Os outros seis municípios da região já receberam os celulares. A tecnologia foi possibilitada após assinatura de termo de cooperação entre as secretarias estaduais de Saúde de Pernambuco e do Mato Grosso do Sul.

A entrega dos aparelhos foi feita pela gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-PE, Claudenice Pontes e por representantes da IV Geres aos profissionais dos municípios de Agrestina; Altinho; Barra de Guabiraba; Belo Jardim; Bezerros; Bonito; Brejo da Madre de Deus; Cachoeirinha; Camocim; Caruaru; Cupira; Frei Miguelinho; Gravatá; Jataúba; Panelas; Riacho das Almas; Sairé; Santa Cruz do Capibaribe e Maria do Cambucá; São Bento do Una; Caetano; Joaquim do Monte; Tacaimbó; Taquaritinga do Norte; Toritama e Vertentes. Atualmente, 1.141 profissionais de 87 municípios, localizados nas IV, V, VI, VII, VIII, IX, X e XI Geres já organizam suas rotinas de trabalho no ambiente on-line, possibilitando a visualização dos dados pelos gestores municipais e estaduais.

No ambiente on-line do e-visit@PE, os trabalhadores têm acesso às informações de toda a sua área de atuação e poderão informar as casas visitadas e quais recusaram ou estavam fechadas; os focos positivos para o Aedes aegypti, quantos foram tratados, entre outros dados. Antes da entrega dos smartphones, os agentes de endemias e gestores municipais foram treinados para utilizar a tecnologia. No período de preparação também foi preciso fazer o cadastro de todos os domicílios dos municípios.

“A utilização dessa tecnologia vai possibilitar aos gestores desses municípios e do Estado o acesso mais rápido às informações que forem colhidas no trabalho dentro dos territórios. A partir dessas informações, poderão ser desenhados os cenários e elaboradas estratégias para o controle vetorial da dengue, zika e chikungunya de forma mais imediata”, destacou a gerente de Vigilância das Arboviroses, Claudenice Pontes. 

DADOS - Em Pernambuco, no ano de 2019, foram notificados 61.451 casos de dengue (20.448 confirmados), 3.827 de zika (108 confirmados) e 8.467 notificações para chikungunya (com 990 confirmações). Na IV Geres, foram confirmados 709 casos de dengue (5.383 notificações), quatro casos confirmados para zika (97 notificados) e 63 confirmações para chikungunya (491 casos notificados). 

Secretaria Estadual de Saúde - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário