sexta-feira, 19 de junho de 2020

Governo da Irlanda revê lockdown e aprova mudanças para terceira fase

O governo aprovou nesta sexta-feira, 19 de junho, mudanças para a próxima fase da flexibilização do lockdown, que ocorre em dez dias.
A ideia de antecipar o anúncio foi alertar as empresas para que se preparem para reabrir conforme o novo roteiro.

Em anúncio transmitido pelas redes de TV, rádio e pela internet, o primeiro-ministro Leo Varadkar informou que a fase 3 incluirá a reabertura de:

igrejas e locais de culto
academias de ginástica
cinemas
instalações de lazer
cabeleireiros e barbearias
atividades esportivas
eventos em locais abertos e fechados com número limitado de pessoas
cafés e restaurantes
pubs e bars que operam como restaurantes
hotels, hostels e outros
serviços de bem-estar como acupuntura e massagem
escolas de direção
lojas comerciais em geral

Todas as atividades esportivas, incluindo esportes de contato próximo, poderão ocorrer novamente. No entanto, esses esportes ocorrerão com um número muito limitado de espectadores.

Eventos serão limitadas a 50 pessoas em ambientes fechados e 200 pessoas ao ar livre, mas conforme a disseminação do vírus permanecer baixa, isso aumentará para 100 pessoas em áreas internas e 500 pessoas ao ar livre. Os detalhes da fase 3 estão disponíveis no site oficial do governo.

Segundo Varadkar, com o país reaberto de maneira, “a responsabilidade pessoal será mais importante do que nunca”. “Devemos manter o distanciamento físico o máximo possível, pelo maior tempo possível, para evitar a propagação da infecção.”

Segundo ele, os cidadãos continuam sendo aconselhados a usar uma cobertura facial ao usar transporte público movimentado ou em áreas públicas internas fechadas.

“Esta reformulação do roteiro foi possibilitada pela solidariedade do povo irlandês e pelos sacrifícios feitos por muitos ao longo dos últimos meses na supressão do vírus. Em vez de ser forçado a voltar, fomos capazes de empurrar a propagação do vírus para trás e avançar”, disse o primeiro-ministro.


RUBINHO VITTI, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário