sábado, 27 de junho de 2020

Secretário estadual de Saúde visitou Bezerros neste sábado


O secretário estadual de Saúde, André Longo, esteve, na manhã deste sábado (27.06), no município de Bezerros, no Agreste pernambucano, para fazer o acompanhamento das ações da quarentena mais rígida na localidade, iniciadas na última sexta (26.06). 

Também estiveram na cidade a vice-governadora Luciana Santos, o deputado estadual Waldemar Borges e o secretário de Políticas de Prevenção às Drogas, Cloves Benevides. Até o dia 5 de julho, só estão autorizados a funcionar os serviços essenciais em Bezerros. A população também só poderá sair de casa para ir a supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde. O objetivo é diminuir o número de casos do novo coronavírus na localidade.

Inicialmente, as autoridades estiveram na Prefeitura de Bezerros, onde foram recepcionados pelo prefeito Breno de Lemos Borba. No local, discutiram as estratégias para o enfrentamento da Covid-19 nos próximos dias. Na reunião, o secretário André Longo informou que no primeiro dia do isolamento mais rígido já foi notada uma melhora do distanciamento social em 13%, além de 14% em Caruaru, cidade que também está passando pelas mesmas normas. Todos os gestores reforçaram a importância de respeitar as medidas implementadas para provar a saúde na região.

“Precisamos qualificar nossa comunicação com o público para que seja feito o isolamento social e para que, quando for necessário sair de casa, haja o uso correto da máscara, assim como as outras ações de higiene, como a lavagem das mãos ou a utilização do álcool em gel. Esperamos que esses dez dias de isolamento mais rigoroso evitem novas contaminações e ajudem a diminuir a curva de casos”, disse André Longo, que ainda pediu a compreensão de todas as prefeituras do Agreste para que haja uma ampliação do isolamento social em toda a região.

Em uma ação integrada com diversas secretarias estaduais (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Políticas de Prevenção às Drogas; Saúde; Defesa Social), além do poder municipal, foram distribuídas 2 mil máscaras e feita aferição da temperatura no centro da cidade. Totens para lavagem de mão também estavam disponíveis para o público. A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) ainda realizou ação educativa para orientar sobre o funcionamento apenas das atividades essenciais, de acordo com o decreto estadual. A Secretaria de Defesa Social (SDS) também estava com efetivo na ação.

Ainda foi feita uma visita ao Hospital de Campanha de Bezerros, em funcionamento desde maio e atualmente com 31 leitos. “É muito importante que, nestes dez dias, todos nós, toda a população do Agreste, suas lideranças, empresariado e comerciantes possam ajudar para que haja o isolamento social maior para trazermos a transmissão da doença para patamares de controle, deixando de gerar doentes graves e provendo saúde para a população, salvando vidas”, frisou Longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário