segunda-feira, 20 de julho de 2020

Retomada da Feira da Sulanca depende do Governo do Estado


A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, anunciou nesta segunda-feira (20) o planejamento para retomada da Feira da Sulanca. Segundo Raquel, o Plano de Ação elaborado pela prefeitura depende do avanço da cidade do plano de Retomada das Atividades Econômicas do Governo do Estado.

A prefeita ressaltou as alternativas criadas pela prefeitura no enfrentamento da crise, como Delivery Sulanca. O programa funciona como estratégia para ajudar na entrega de mercadorias vendidas pelos sulanqueiros aos seus clientes que vão até o estacionamento do Polo Caruaru, nas segundas-feiras, retirar os produtos de maneira previamente agendada

O plano de retomada, segundo a prefeita, foi elaborado em conjunto com representantes do própria feira.  

O uso de máscaras por qualquer pessoa que circule no local será obrigatório. Para as empresas de transporte que trazem compradores para a feira, a orientação do plano é que os veículos deverão ter lotação máxima de 50% da sua capacidade e que seja feita a aferição da temperatura dos passageiros a cada 2h, no caso de viagens com mais de 4h. Sendo identificado alguma pessoa com temperatura acima de 37,5º, será proibido o acesso de todos os passageiros que estão sendo transportados pelo veículo.

As empresas também serão responsáveis pela garantia da utilização das máscaras pelos passageiros, assim como os funcionários. “Contamos com a colaboração de todos nesse momento, para o controle da doença em nossa cidade. Também vamos orientar que as empresas comuniquem aos passageiros sobre as recomendações e os riscos do descumprimento do Plano de Ação Municipal e Operacionalização da Feira da Sulanca, utilizando pôsteres e avisos dentro do veículo”, explicou Matheus Freitas, secretário executivo de Serviços Públicos de Caruaru.

Ainda para os transportes de compradores, os veículos deverão ter recipientes de higienização para as mãos. As empresas serão orientadas a higienizar as áreas internas e externas dos veículos antes, durante e após deslocamento, além de apresentar, na chegada à feira, o guia de transporte de passageiros com identificação e temperatura aferida de cada pessoa.

Para os lojistas, o plano define como obrigatório o uso de máscaras para os funcionários e fica proibido o uso de expositores nas áreas externas. “A ideia é que não exista nenhum obstáculo fora dos limites dos bancos. A Prefeitura também vai colocar sinalizações espalhadas por toda feira com com as recomendações e orientações dos órgãos de saúde”, explica Matheus.

Em relação à higienização dos balcões e áreas internas, o Plano orienta que seja feita antes, durante e após a realização das feiras. Recipientes de higienização com álcool em gel também deverão ser oferecidos nos bancos. A saúde da equipe de funcionários precisará ser monitorada pelos responsáveis, devendo orientá-los a procurar uma unidade de saúde em casos de sintomas suspeitos.

A cada feira, a Prefeitura de Caruaru vai implantar barreiras sanitárias em locais estratégicos, no entorno do Parque 18 de Maio. O Plano destaca também a realização de ações de sanitização antes e no final das atividades, assim como a implantação de estações de higienização com lavatórios portáteis acionados por pedais e túneis de desinfecção em locais estratégicos. Todas as ações de fiscalização para o funcionamento da Feira da Sulanca, para que todo protocolo seja cumprindo, serão realizadas por agentes de vigilância sanitária e fiscais da feira.

Sobre a data da volta da feira, Raquel respondeu que ainda depende da autorização do Governo do Estado: "nós estamos prontos para fazer essa retomada e tão logo o Governo libere o avanço da cidade de Caruaru, a gente vai fazer isso".


Nenhum comentário:

Postar um comentário