quarta-feira, 31 de março de 2021

Penitenciária Barreto Campelo desenvolve projeto terapêutico com plantas medicinais

Foto:Divulgação

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), através da Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC), em Itamaracá, desenvolve o projeto Práticas Integrativas e Complementares (PICs) em plantas medicinais, referenciado pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A horta da unidade, criada há dois anos, possibilita ofertar às pessoas privadas de liberdade (PPLs) alternativas de tratamento medicamentoso pela ação terapêutica das substâncias ativas in natura das plantas medicinais.


Das 18 mudas cultivadas, as mais utilizadas para chás, xaropes e higiene e enxaguantes bucais são erva doce, aroeira, boldo, babosa, menta, manjericão, cana-de-macaco, mastruz, limão, hortelã e juá. “Eu costumo prescrever para os meus pacientes, além dos tradicionais, chás naturais como a aroeira, romã e juá que oferecem ações terapêuticas muito positivas”, afirmou o dentista Saulo de Taso. O projeto conta com uma equipe composta por dois coordenadores, o gerente da unidade, Marcos Siqueira, e o dentista Saulo de Taso; dois reeducandos atuando no cultivo, Marcelo Carlos e Carlos Antônio; além de apoiadores da SES e da escola prisional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário