terça-feira, 20 de abril de 2021

Igrejas e Museu Histórico de Brejo da Madre de Deus são tombados pelo Estado

Foto: Internet

Tombamento assinado pelo Governo do Estado contemplou Núcleo Urbano de Brejo da Madre de Deus, que inclui além das igrejas e museu, prédios históricos e Casa da Câmara. 

O Núcleo Urbano do município do Brejo da Madre de Deus foi registrado pelo Governo do Estado na última segunda-feira (12) com tombamento que inclui edificações como a Igreja de São José e a de Nossa Senhora do Bom Conselho, além da Casa da Câmara e o Museu Histórico.


O Decreto Nº 50.527 homologa a Resolução nº 15, de 3 de outubro de 2019, do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CPPC-PE), que deliberou pelo tombamento do centro histórico do município, em face do seu valor histórico, arquitetônico e ambiental. 


 A nota técnica que deu embasamento para a resolução foi elaborada pela Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural (GPPC) da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). As diretrizes apresentadas na nota técnica constam do Plano de Preservação do Centro Histórico do Brejo da Madre de Deus (2010), também elaborado pela Fundarpe - e que é objeto de recomendação do CEPPC para que se incorpore ao Plano Diretor do município. 


O sítio encontrava-se protegido, em caráter provisório, desde a abertura do processo de tombamento, em julho de 1985.


Brejo da Madre de Deus

A ocupação da localidade data do Século XVIII. Em 1759 conquistou  o credenciamento de Freguesia, passando a atrair população e negócios e abrigando instituições públicas que atendiam a demandas não só do Agreste, mas também do Sertão. 


Em 1814, a Ouvidoria que funcionava na Vila de Cimbres, em Pesqueira, transfere-se para o local. A partir de 1825, a população passa a  pressionar as autoridades 


Informações Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário