domingo, 23 de maio de 2021

Bolsonaro reune multidão em ato no Rio de Janeiro


 
A ‘motociata’ de Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro provocou aglomeração de milhares de apoiadores do presidente da República. 


A prefeitura estimou que participariam do evento de 10 a 15 mil pessoas neste domingo. A polícia, porém, afirmou que não contabilizou o número de manifestantes. 


Em nota, a Polícia Militar informou que mais de 20 unidades da PM, com cerca de mil homens, foram mobilizadas para fazer a segurança do ato.


Durante o ato, um grupo de manifestantes bolsonaristas cercou e insultou o repórter Pedro Duran, da CNN. Chamado de “vagabundo” e “comunista”, o jornalista sofreu ameaças de linchamento e teve de ser escoltado pela polícia até uma viatura da PM.


Durante a semana, o presidente anunciou isenção de pedágio para motocicletas em futuras concessões de rodovias.


No dia 10 de maio, Bolsonaro já havia feito promessa semelhante. No dia seguinte, a Federação de Motoclubes do Estado do Rio de Janeiro iniciou a convocação para a manifestação deste domingo.


Em postagem em sua página oficial, a entidade agradeceu ao presidente o atendimento de uma “demanda muito antiga”.


O ex-ministro Eduardo Pazuello esteve presente no evento. Segundo o Regulamento Disciplinar do Exército, a manifestação de Pazuello é passível de punição.


Sem máscara, o ex-ministro subiu no carro de som em que Bolsonaro fazia discurso, provocando aglomeração.


Pazuello é general da ativa, está como adido da Secretaria Geral do Exército e não pode manifestar-se publicamente, muito menos politicamente, sem autorização do órgão.


Como militar, ele também não pode “portar-se de maneira inconveniente ou sem compostura; frequentar lugares incompatíveis com o decoro da sociedade ou da classe; desrespeitar medidas gerais de ordem policial, judicial ou administrativa; desrespeitar em público as convenções sociais; ofender a moral, os costumes ou as instituições nacionais por atos, gestos ou palavras; desrespeitar, público, as convenções sociais, ou concorrer para tal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário