sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Prefeitura de Caruaru dá início aos XIX Jogos Escolares Municipais e aos VII Jogos Universitários – 2021

 

Foto: Edmilson Tanaka

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, deu o pontapé inicial, na noite desta quinta-feita (21), aos XIX Jogos Escolares Municipais de Caruaru (JEMC 2021) e aos VII Jogos Universitários de Caruaru – 2021. A abertura aconteceu no Ginásio da Asces/Unita (Campus II), seguindo todas as medidas de segurança contra a Covid-19. O evento também foi transmitido pelo YouTube, no canal do Aula em Casa. 

Com o tema “O regionalismo brasileiro”, a abertura contou com a participação das delegações de 49 escolas. O juramento do atleta foi feito por Ivanna Talita, aluna da Asces/Unita, atual campeã pernambucana universiária do Futebol Eletrônico (Fifa). 

A entrada do Fogo Simbólico (tocha) e o acendimento da Pira Olímpica foram feitos pela atleta de karatê, Ana Karollyne de Oliveira Ferreira, aluna da Escola Elizete Lopes. Faixa verde, Karoll foi bronze no Open Nacional (em Brasília 2021), campeã nacional (2015) e vice-campeã internacional em 2021 (Sul-Americano Juvenil Virtual 2021). 

Para a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, é gratificante ter de volta os jogos após um período crítico de pandemia provocado pelo novo coronavírus. “Eu quero agradecer todo o empenho de vocês que fizeram com que esses jogos acontecessem. Depois de um período de pandemia, presenciar um momento como este é muito gratificante. Fui atleta e sei da importância desses jogos para todos aqueles que apreciam o esporte. Declaro, oficialmente, o início das competições”, afirmou Raquel.

Os jogos serão realizados de 22 de outubro a 12 de novembro, e contarão com a participação de 57 instituições, sendo 21 municipais, 14 estaduais, 11 privadas e uma federal. Cerca de 2.370 alunos estarão participando. As competições irão acontecer, entre outros locais, na ETI Altair Nunes Porto, Colégio Municipal Luiz Pessoa, ETI Alvaro Lins II, Colégio Municipal Laura Florêncio e Asces/Unita.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, João Paulo Derocy Cêpa, os jogos visam fortalecer os princípios que norteiam o esporte escolar, proporcionando às escolas envolvidas um momento de competição e de integração social entre alunos, professores e comunidade.

“Essa competição também é uma importante ferramenta para motivar o retorno dos estudantes às aulas presenciais”, disse o secretário, lembrando que as atividades esportivas acontecerão de forma segura, considerando o cenário em que estamos vivendo ainda por conta da pandemia.

“Com a realização dos jogos, buscamos também incentivar a prática esportiva, oportunizando o surgimento de novos talentos que poderão representar o nosso município, o nosso Estado e o nosso país, em outras competições”, concluiu o gerente de Esportes, Artes e Movimento, Wedson Bezerra da Silva.


Caruaru Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário