segunda-feira, 25 de abril de 2022

Congresso para professores será realizado na Asces-Unita

Foto: Divulgação

Evento também terá programação para estudantes do ensino médio. O I Congresso Multiprofissional das Licenciaturas da Asces-Unita é uma promoção dos cursos de Educação Física, História e Pedagogia – a ser realizado no período de 11 e 12 de maio de 2022. O objetivo do evento é promover o diálogo crítico e reflexivo entre pesquisadores/as, profissionais da educação básica e estudantes das licenciaturas; e estabelecer diálogo com estudantes do Ensino Médio para provocar reflexões e proposições acerca do futuro da educação. As inscrições estão disponíveis aqui , sob a taxa de R$30,00(trinta reais).

Essa primeira edição traz como temática “TRILHAS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: O papel social do professor”.  O tema tem como foco refletir sobre os desafios e possibilidades do professor frente às mudanças da sociedade do conhecimento.


O evento propõe uma programação subdividida em conferência, apresentação de trabalhos no formato de comunicação oral e e-pôsteres, apresentação cultural, minicursos e roda de diálogo. Confira aqui o edital completo para submissão de trabalhos. 


Veja a programação abaixo:


11 de maio de 2022


14h ás 16h30 – Comunicação oral –  Graduação e profissionais


(Premiação na comunicação oral para os primeiros lugares)


Eixos temáticos – com premiação na comunicação oral para os primeiros lugares


Formação docente: estudos produzidos sobre a formação, a profissão e o trabalho do docente no Brasil e em outros países; sobre as análises das diferentes concepções de formação, inicial e continuada, e dos programas de formação desenvolvidos no país; sobre as concepções de valorização do magistério e seus desdobramentos e sobre profissionalização docente. 


Prática pedagógica: estudos sobre os sentidos e das representações sociais sobre a escola e a profissão docente; as relações escolares; das teorias de currículo; sobre currículo como artefato social, cultural e histórico e como campo de lutas; sobre os tipos de planejamento educacionais e de ensino; sobre as teorias e práticas da avaliação escolar; sobre a sala de aula como espaço multicultural, de socialização, experiências, conflitos e aprendizagens múltiplas.


Políticas educacionais: estudos sobre o contexto histórico da estruturação política do ensino e das lutas por educação pública no Brasil; apontamentos sobre as principais reformas educacionais brasileiras, os projetos em disputa na sua formulação e os mecanismos de sua implementação;  sobre análise crítica dos determinantes da estrutura e funcionamento da educação básica e das políticas educacionais do Brasil contemporâneo.


17h às 18h Apresentação de e-pôsteres – Graduação e Profissionais


17h ás 18h – Diálogos com o Ensino Médio – O olhar da juventude sobre a educação do futuro – E-poster, artes (pintura, teatro e dança, audiovisual). Os desafios do Ensino Médio no uso da tecnologia em uma sociedade que não democratiza o acesso à internet; A tecnologia e sua contribuição no processo de Ensino-aprendizagem; aprendizados, descobertas e desafios da experiência da educação no período pandêmico.


19h – Abertura – Apresentação cultural – Brincantes do Agreste


19h15 horas – Mesa de abertura


Tema: “TRILHAS DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: O papel social do professor”


 


12 de maio de 2022


14h – Minicursos – 50 vagas totais


Educação Física


A Educação Física no Ensino Médio à luz dos itinerários formativos – Profa. Ms. Patrícia Morgana


Abordagens teórico-práticas do programa Saúde na Escola- Prof. Ms. Diego Lima


Pedagogia


Possibilidades pedagógicas na educação inclusiva – Prof. Ms. Niedja Pereira


Cultura maker na Educação Infantil – Prof. Ms. Tiago Gonçalves


 História


Metodologias ativas nas Ciências Humanas


O ensino das Ciências Humanas na BNCC


19h – Roda de Diálogo


Tema: Possibilidades e desafios da escola na sociedade do conhecimento.


(Na sociedade do conhecimento de qual escola e professor precisamos?)


21:30 horas – Encerramento


 Com essa programação diversificada que versa sobre uma temática tão atual, espera-se que o congresso contribua com proposições e reflexões para que a educação brasileira seja discutida no âmbito dos atuais desafios e projete possibilidades de superações com o olhar sobre o futuro.


Por: Daniela Araújo



Nenhum comentário:

Postar um comentário