terça-feira, 28 de março de 2023

Professores da Rede Municipal de Caruaru decretam estado de greve

Após Audiência Pública na Câmara de Caruaru os professores da Rede Municipal da cidade decidiram entrar em estado de greve. Foi marcada ainda para a próxima quinta-feira (30) a possibilidade dos docentes deflagrarem a greve. A categoria não foi convencida pelos vereadores e assessores da prefeitura de Caruaru, que explicaram os motivos da atualização do PCC.


O projeto foi enviado à Câmara Municipal e gera muita reclamação da categoria. De acordo com a professora Cida, que representa o Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco (Sindupron), o documento enviado aos vereadores não passou pelo crivo do Sindicato e retira direitos dos professores.


“Estamos pedindo ao prefeito que ele retire o projeto da pauta da Câmara, já que não houve diálogo com a categoria. O projeto leva um grande prejuízo para os professores e retira gratificações históricas dos professores, que em 2013, tiveram o Plano de Cargos e Carreiras rasgados na Câmara de Vereadores. Esse novo projeto retira o professor com exercício do magistério, que na diferença para a graduação, tinha uma gratificação de 30%. Esse projeto retira a gratificação e acrescenta 188 horas. A gente defende o acréscimo das 188 horas, mas não pode retirar a gratificação dos 30%”, disse.


Em 2013, o PCC da educação foi tema de uma grande crise entre a gestão municipal, que tinha como prefeito Zé Queiroz. Após enviar o PCC, professores entraram no embate com a prefeitura e houve uma greve de 82 dias, sendo a terceira maior do Brasil. 

Informações do Blog do Mário Flávio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário