terça-feira, 11 de abril de 2023

Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, será enredo de escolas de samba no Carnaval 2024

Foto Ytallo Barreto

A ciranda de Lia tem mesmo muito poder! A gente sempre soube da grandeza dessa nossa deusa artista mulher; mas quando duas escolas de samba, uma do Rio de Janeiro e outra de São Paulo, decidem no mesmo ano homenageá-la em seus enredos de Carnaval, temos então uma linda oportunidade de mostrar isso pro Brasil e pro mundo. O Carnaval de Lia, em 2024, se dividirá entre essas duas agremiações: Império de Tijuca, do Rio de Janeiro, e Nenê de Vila Matilde, de São Paulo. Lia de Itamaracá é pura felicidade e gratidão aos dois carnavalescos cujo desejo de levar Lia para a avenida vinha de muito tempo.

A homenagem a Lia de Itamaracá pela Império de Tijuca, na Marquês de Sapucaí, segue uma tradição da escola em exaltar a negritude e a religiosidade em seus desfiles. Lia de Itamaracá terá sua história retratada no carnaval carioca pelas mãos do carnavalesco Júnior Pernambucano, com texto do jornalista Rodrigo Hilário, também pernambucano. “A ideia foi minha, sempre tive o sonho de desenvolver um enredo em homenagem a Lia. Desejo realizado”, conta Júnior, que é natural da cidade de Goiana e que desde o ano 2000 mora no Rio, estando há 16 anos como carnavalesco de escolas de samba.


O com título “Cirandando a Vida de Lá e pra Cá! Sou Lia, Sou Nenê, Sou de Itamaracá”, o tema do carnavalesco Fábio Gouveia para a Nenê de Vila Matilde contará a vida de Maria Madalena Correia do Nascimento, “uma história preta, que ganhou o mundo, uma caminhada de lágrimas e sorrisos, onde à superação se materializou em imortais cirandas, compostas à beira do mar, cantadas para Yemanjá”, celebra a escola em seu anúncio. 


Para Gouveia, a escolha de Lia para o tema da escola acendeu em todos a esperança de novas vitórias. “A Nenê tem em sua história a herança de enredos onde o protagonismo negro é o seu maior trunfo. Lia de Itamaracá é a música da minha infância, sonho que embalou minha vida cantada pela minha mãe, tias, e amigos. A muito ansiava por este enredo, e não poderia ser diferente, é ancestral é missão em nome das mulheres pretas que me rodeiam, enredo com a cara das mulheres fortes da nossa agremiação”, diz o carnavalesco.


Lia de Itamaracá fez três vídeos em suas redes sociais para agradecer as homenagens, que segundo ela será um dos momentos mais gloriosos de sua trajetória. “Eu fui pro mar agradecer a mamãe Iemanjá, para ela me dar muita força, muita saúde para no próximo ano, quando eu completar 80 anos de idade, ir para a avenida do Rio e de São Paulo, desfilar muito maravilhosa”, comentou a cirandeira. Atualmente, a vida e a trajetória artística de Lia de Itamaracá são tema da exposição “Ocupação Lia de Itamaracá”, no Paço do Frevo.


Confira o vídeo




Por: Michelle de Assumpção

Assessora de Comunicação e Curadoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário