segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Nasa estuda como trazer astronautas da Boeing de volta à Terra

Os astronautas da Nasa Barry "Butch" Wilmore e Sunita "Suni" Williams decolaram rumo à ISS na Starliner em 5 de junho

Barry "Butch" Wilmore e Sunita "Suni" Williams (foto: NASA/AFP/Arquivos)

A agência aeroespacial dos Estados Unidos, a Nasa, deve decidir até o fim de agosto se traz de volta à Terra dois astronautas a bordo da nave Starliner da Boeing, que os levou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), ou em uma nave da SpaceX, sua concorrente.

Os astronautas da Nasa Barry "Butch" Wilmore e Sunita "Suni" Williams decolaram rumo à ISS na Starliner em 5 de junho para o que seria inicialmente uma estadia de oito dias.


Contudo, seu retorno foi adiado por falhas nos propulsores que surgiram durante a primeira missão tripulada à ISS por parte da nave espacial da Boeing.


Os funcionários da Nasa assinalaram em coletiva de imprensa falaram que ainda estavam analisando os dados dos propulsores, mas que era iminente uma decisão sobre a utilização da nave Starliner ou de outra da SpaceX.


Eles indicaram que houve "discussões muito francas" com a Boeing e que a companhia "confia 100% em seu veículo".


Caso se tome a decisão de não utilizar a Starliner, a SpaceX, de propriedade do magnata Elon Musk e concorrente da Boeing, poderia lançar sua missão Crew-9 à ISS programada para 24 de setembro com apenas dois astronautas, em vez dos quatro habituais.



Por: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário