quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Oscar 2020: A dupla indicação de Scarlett Johansson


Scarlett Johansson tem a carreira marcada por grandes filmes, como Encontros e Desencontros, Ela e (como não lembrar) de oito longa-metragens no Universo Cinematográfico Marvel, inclusive o inédito Viúva Negra. 


No entanto, 2020 é a primeira vez que a atriz é indicada ao Oscar — e duplamente.

O prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nomeou a atriz em duas categorias, Melhor Atriz por História de um Casamento e Melhor Atriz Coadjuvante por Jojo Rabbit.

Outra atriz que recebeu duas indicações foi Cynthia Erivo, nas categorias de Melhor Atriz por sua performance em Harriet e Canção Original, por "Stand Up", tema de Harriet, que compôs ao lado de Joshuah Brian Campbell. Também é a primeira vez que a artista concorre ao Oscar.

Além disso, o documentário Honeyland, da Macedônia, também foi lembrado duas vezes. A obra dirigida por Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, foi indicada tanto na categoria de Melhor Documentário quanto de Melhor Filme Internacional.

História de um Casamento está disponível na Netflix, enquanto Jojo Rabbit — que foi exibido no Festival do Rio 2019 — tem estreia marcada para 6 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

As regras da Academia impedem que um mesmo ator dispute a mesma categoria, mas indicações para principal e coadjuvante podem vir juntas. Em 2004, Jamie Foxx ganhou o Oscar de melhor ator por "Ray", mas disputou também como coajuvante em "Colateral". Em 1993, foi a vez de Holly Hunter ser indicada por "O piano" e "A firma" — e vencer como melhor atriz pelo primeiro. Al Pacino também entra na lista — em 1992, foi indicado por "Perfume de Mulher" (ganhou) e "Glengarry Glen Ross" (perdeu).

O caso mais recente foi o  de Cate Blanchett, que disputou como melhor atriz por "Elizabeth: A Era de Ouro" e coadjuvante por "Não estou lá", em 2007. No fim, não ganhou nenhum dos dois, o que mostra que a dupla indiicação não é garantia de prêmio para Johansson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário