terça-feira, 17 de março de 2020

Pernambuco com 18 casos de coronavírus confirmados


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que já foram confirmados laboratorialmente, pelo Instituto Evandro Chagas (Pará) e Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), 18 casos do novo coronavírus no Estado. Ao todo, foram notificados, entre o dia 25.02 e a manhã desta segunda-feira (16.03), 183 casos suspeitos para o covid-19, com as 18 confirmações, 3 prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado), 81 descartados e outros 81 ainda em investigação.


Entre os 18 casos confirmados, 4 são de pessoas que tiveram contato com confirmados, o que configura transmissão local do vírus. Até o momento, não há transmissão comunitária em Pernambuco, ou seja, o vírus não está circulando na sociedade sem conhecimento da sua origem. Está restrito e circulando em um grupo determinado de pessoas.

CRUZEIRO - O Governo de Pernambuco está empenhado em encontrar uma solução para o caso dos passageiros e tripulantes do navio Silver Shadow. O quadro de saúde do passageiro que testou positivo para o novo coronavírus vem sendo monitorado pela Secretaria Estadual de Saúde diariamente, bem como dos demais turistas e funcionários do cruzeiro. Uma segunda notificação foi descartada no último domingo (15.03). Além disso, 1 pessoa que teve contato com o caso confirmado recebeu diagnóstico positivo para o covid-19, ou seja, está entre as 4 confirmações de covid-19 por contato. Esse novo caso relacionado ao cruzeiro está em isolamento domiciliar. Ou seja, relacionado ao cruzeiro foram 2 casos confirmados, sendo 1 por contato, e 1 descartado.

O Governo de Pernambuco reforça que já foram realizadas reuniões presenciais e por telefone com o Ministério da Saúde, a Marinha e os representantes das embaixadas para encontrar uma maneira segura de providenciar o retorno de todos os passageiros e tripulantes do cruzeiro aos seus países de origem. A gestão estadual considera a situação uma das prioridades no momento e mantém todos os esforços para uma conclusão o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário