quarta-feira, 10 de junho de 2020

Parque Professor Vasconcelos Sobrinho, em Caruaru, completa 37 anos e ajuda na ressocialização de cumpridores de pena


Localizado na Serra dos Cavalos, o parque ecológico conta com dois cumpridores, que auxiliam na   conservação ambiental da área.


Uma das conquistas garantidas pelo Parque Natural Municipal João Vascocelos Sobrinho, que completou 37 anos esta semana, é o trabalho de preservação da área, através do replantio de espécies nativas da região. E essa atividade conta com uma forcinha de cumpridores de penas alternativas, que prestam serviços no local.

Os cumpridores são acompanhados pela Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). No local eles realizam plantio de várias espécies, como: murici, pau-brasil, munguba e outras, contribuindo para manter o ecossistema do parque, que tem 359 hectares.

"É muito necessário o trabalho desses cumpridores aqui, pois ajudam na preservação das nossas espécies, além de fazerem serviços de manutenção, como varrição e o conserto de cercas", afirma Moisés Lira, gestor do parque.

A instituição recebe cumpridores de pena para prestação de serviços há aproximadamente 10 anos. De acordo com a Gerente da GEPAIS, Raquel Brandão "é fundamental essa integração entre o cumpridor e a instituição que será beneficiada com a prestação de serviço, pois o processo de ressocialização desse indivíduo só será realmente efetivo com o envolvimento de toda a sociedade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário