sexta-feira, 26 de junho de 2020

Primeiro dia de Operação Quarentena mobilizou 368 policiais e bombeiros em Caruaru e Bezerros


Os municípios de Caruaru e Bezerros, no Agreste de Pernambuco, receberam, nesta sexta-feira (26/06), o primeiro dia da Operação Quarentena, que vai garantir o cumprimento das medidas de isolamento social mais rígidas decretada pelo Governo de Pernambuco nas duas cidades, até o dia cinco de julho. Durante esses dez dias, os moradores só poderão circular para realizar ou buscar serviços essenciais. 

O comércio também ficará fechado, a fim de diminuir a circulação de pessoas. Poderão funcionar apenas as atividades industrial, de construção civil (com metade da capacidade) e de restaurantes, lanchonetes, bares e similares (desde que sirvam apenas como ponto de coleta e/ou entrega).

Assim, as operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS) estão reforçando a fiscalização e orientação à população sobre as medidas sanitárias contra a propagação da Covid-19. O policiamento está sendo reforçado nas zonas comerciais, feiras, vias de acesso e áreas rurais, com o objetivo de reduzir o ritmo de contágio pela Covid-19 nos municípios, onde ocorreram 71% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Agreste na semana passada.

“Tivemos um primeiro dia bastante positivo, que ocorreu conforme planejamento operacional feito pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). Foi possível perceber que os comerciantes estão colaborando, principalmente nos bairros de maior movimentação das duas cidades. Poucos comerciantes mantiveram as portas abertas, além dos serviços essenciais. Também houve colaboração significativa da população, pois percebemos redução da circulação em bairros de maior circulação, como o Vassoural. É importante reforçar que a operação vai sendo aprimorada ao longo dos próximos dias e se intensificando, a partir da percepção dos pontos onde a necessidade de mobilização é maior”, comentou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Por dia, a Operação Quarentena está colocando nas ruas 274 policiais militares, 64 policiais civis e 30 bombeiros militares, mobilizando policiais do 4º Batalhão da PMPE, 1º Batalhão Integrado Especializado (1º BIEsp), Regimento de Polícia Montada (RPMon), Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) e Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv). O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) também integra esse trabalho, por meio das equipes da Operação Choque de Ordem, com foco no comércio.

Além das medidas de fiscalização, essas equipes também apoiarão órgãos parceiros, como os de controle urbano da Prefeitura de Caruaru e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As Polícias Civil e Científica incrementaram equipes para os casos de descumprimento que tenham de ser investigados. A população pode colaborar denunciando casos de descumprimento, por meio do telefone 190, do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods).

Especificamente em Caruaru, a Feira da Sulanca receberá atenção especial da operação, para evitar que haja montagem e abertura de bancas. A realização de qualquer comércio no Parque das Feiras está suspensa, pois não se enquadra nos serviços essenciais definidos por decreto estadual. As pessoas só poderão sair de casa se precisarem se abastecer de alimentos em supermercados ou mercados, além de ter acesso a farmácias, padarias, postos de gasolina e atendimento em unidades de saúde. Nessas ocasiões, o uso de máscara é obrigatório.

Quarentena - Essas restrições foram definidas porque, nos últimos dias, o número de casos de infecções por SRAG deu um salto no Agreste. Somente na semana passada, os diagnósticos passaram de 267 para 358. Em Caruaru, a subida foi de 97 para 152 casos. Já em Bezerros, de 27 para 37. Além do efetivo que normalmente realiza o policiamento nas cidades, postos de trabalho extra foram planejados para esse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário