segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Ministro do Turismo debate setor com Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe)

Foto: Divulgação Ministério do Turismo

O ministro Gilson Machado Neto participou nesta segunda-feira (31.01), em Recife (PE), de reunião com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). Na pauta, medidas para fortalecimento da indústria por meio do turismo, setor que engloba 52 segmentos sua cadeia produtiva. Atualmente, o turismo corresponde a cerca de 8% do PIB brasileiro. O presidente da Embratur, Carlos Brito, esteve presente na reunião.

De acordo com o ministro Gilson Machado Neto, planejar o turismo é pensar em várias outras áreas e setores, que serão direta ou indiretamente impactadas pelas medidas adotadas. “Temos feito muitos investimentos no país. Só em obras de infraestrutura turística  foram quase R$ 2 bilhões nos últimos dois anos, o que traz uma série de impactos positivos para a economia e indústria em geral nesses locais”, explicou.


Machado Neto ressaltou, também, a importância de ações tomadas pelo governo federal para “desatrapalhar” os empresários por meio de diminuição de burocracia, com a revogação de portarias, redução de impostos e otimização de medidas institucionais. “A pior doença que tem é o Burococos Tabajara Brasiliensis, e temos trabalhado, dia após dia, para tirar o peso do Estado das empresas e do setor industrial. São eles que geram emprego lá na ponta”, declarou.


A Fiepe é uma entidade criada e mantida pelas indústrias e tem como principal objetivo o desenvolvimento do setor produtivo local. Para isso, oferece produtos e serviços específicos voltados para áreas de consultoria, inteligência comercial e capacitações, por meio das unidades instaladas no Recife, Caruaru, Petrolina e Araripina.


-PORTO - Na parte da tarde, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniu com o diretor-presidente do Porto do Recife, José Lindoso de Albuquerque Filho, para conhecer detalhes do projeto de dragagem realizado com recursos do Ministério da Infraestrutura. A obra de R$ 28 milhões, que está em andamento, vai aumentar o calado do porto de 8 para quase 12 metros. 


“Com isso, o Porto terá condições de receber navios maiores, de carga, e também cruzeiros marítimos, o que será de grande importância para o turismo e a economia locais”, afirmou Machado Neto. “Um investimento realizado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro que aplica o dinheiro dos brasileiros dentro do Brasil”, completou.


Por: Vital Florêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário