Foto: NordWood Themes/Unsplash |
Utilizando o bluetooth, o app detecta quando os dispositivos estão em contato próximo. Se uma pessoa testar positivo para o Covid-19, o app permite que o processo de rastreamento ocorra com mais eficiência e rapidez.
A funcionalidade do aplicativo vai depender, segundo o HSE, da permissão das pessoas em utilizá-lo. O Data Protection Commissioner – autoridade responsável por defender o direito fundamental do indivíduo na UE de proteger seus dados pessoais – está analisando o funcionamento do aplicativo.
Segundo publicou a RTÉ, especialistas em privacidade dizem que precisa haver mais transparência sobre o desenvolvimento do aplicativo para garantir o apoio do público, com implicações na proteção de dados.
A emissora irlandesa confirmou que o app já está sendo testado no Hospital Beamount, em Dublin, registrando anonimamente as interações entre os funcionários. Se alguém tiver um resultado positivo para o Covid-19, o aplicativo alertará aqueles que estiveram em contato próximo com essa pessoa.
Segundo o Irish Times, Paul Connors, chefe de comunicações da HSE, disse que o aplicativo é “um esforço entre governos em relação a uma peça de tecnologia muito importante” no combate à pandemia e que o HSE está trabalhando com várias agências para seguir regras rígidas de proteção e processamento de dados.
RUBINHO VITTI, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário