quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Tempestade Ellen causa estragos na Irlanda

A Davis Street repleta de escombros do telhado em Clonmel, Co Tipperary (Foto: Jimmy Norman)
Pelo menos 130 mil casas foram atingidas com falta de energia por causa da tempestade Ellen, que passa pela Irlanda nesta semana.
Ventos fortes e chuvas foram responsáveis por estragos principalmente no condado de Cork, mas também em Tipperary, Westmeath, Longford e Limerick.

Árvores caíram em carros e bloquearam rodovias, causando atrasos no transporte público, além de registros destelhamentos e alagamentos. A tempestade foi considerada a maior no país em 2020, principalmente no sul e no oeste, com ventos chegando a 143 km/h.

De acordo com reportagem do Irish Times, o número de locais sem energia chegou a quase 200 mil, mas o trabalho de equipes durante a madrugada fez com que a eletricidade voltasse em boa parte das casas e empresas.

O Met Éireann, instituto meteorológico da Irlanda, segue alertando com o status amarelo em boa parte da ilha entre esta quinta-feira, 20 de agosto, e sexta-feira, 21, com chuvas, ventos e trovões.

O status amarelo para chuvas está vigente até às 5h de sexta em toda a Irlanda. Já para os ventos fortes, o alerta vai para os condados Dublin, Louth, Wexford, Wicklow, Meath, Cork, Kerry e Waterford, entre 17h de quinta e 5h de sexta.

egundo a previsão, haverá chuvas pesadas ao longo da Irlanda, com muito vento e temperaturas chegando aos 20 graus, com mínima de 12 até a sexta-feira.

De acordo com informações da RTÉ, a ESB Networks Operations, que opera a eletricidade na Irlanda, afirmou que a tempestade Ellen foi a terceira maior causadora de problemas na rede irlandesa dos últimos anos, perdendo para a tempestade Ophelia, que causou estragos em outubro de 2017. No entanto, Ellen foi a tempestade de maior estrago registrada na Irlanda em 2020.


Por RUBINHO VITTI, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário