domingo, 21 de março de 2021

Quarentena obrigatória em hotéis na Irlanda deve começar no próximo fim de semana

Foto: Divulgação

Apesar dos burburinhos recentes sobre o início da quarentena obrigatória em hotéis na Irlanda estar marcado para a segunda-feira, 22 de março, ainda não está certo qual será a data certa para que a nova lei, já aprovada, entre em vigor.

O presidente da Irlanda Michael D. Higgins sancionou a lei que torna obrigatória a quarentena em hotéis de passageiros que chegam à Irlanda vindos de países considerados de risco por conta das novas variantes da Covid-19, incluindo o Brasil, no dia 7 de março.


Desde então, o governo ainda estava em busca de novos acordos com empresas de hotel e segurança para, então, colocar a lei em prática.


Com todas as parcerias firmadas, o governo deve iniciar a quarentena obrigatória no próximo fim de semana, conforme destacou matéria da RTÉ, uma das mais antigas redes de comunicação da Irlanda.


De acordo com a publicação, o Ministro das Despesas Públicas Michael McGrath, disse à RTÉ News que seu colega de gabinete, o Ministro da Saúde Stephen Donnelly, irá delinear nos próximos dias como o regime funcionará.


De acordo com o site do governo irlandês, a lei da quarentena obrigatória em hotéis na Irlanda prevê que passageiros vindos de países considerados de risco (Categoria 2) fiquem hospedados em hotéis por até 14 dias ao chegar ao país.


Atualmente, 33 países constam na lista da Categoria 2, onde o risco de transmissão de Covid-19 ou mutações da doença é alto. Entre eles estão Brasil e outros países da América do Sul, além da África do Sul.


A lei diz que os passageiros serão obrigados a completar 14 dias de quarentena obrigatória em uma instalação designada, isso pode ser reduzido se um teste COVID não detectado for realizado após dez dias.


Apesar do governo ainda não ter divulgado o valor a ser pago pelos passageiros para permanecer em hotéis para a quarentena, estende-se que o custo será de aproximadamente 2.000 euros por adulto (ou 150 euros por dia).


A multa para quem furar a quarentena obrigatória poderá ser de €4,000 e/ou um mês de prisão.


Vale lembrar que os requisitos de quarentena obrigatória para quem vai à Irlanda do Brasil e de outros países são para passageiros “independentemente de seu passaporte ou nacionalidade (e, portanto, isso inclui portadores de passaporte irlandês / EEE ou residentes na Irlanda)”, como ressaltou o Departamento de Jutiça da Irlanda.


A expectativa é que soldados da Força Nacional da Irlanda escoltem os passageiros até seus locais de quarentena, em hotéis designados.


Existem algumas exceções que não precisarão fazer a quarentena em hotéis na Irlanda, como aqueles que fornecem bens e serviços essenciais, motoristas de um veículo de mercadorias pesadas, pilotos, tripulação aérea, comandante marítimo ou tripulação marítima, aqueles com uma obrigação legal, como um mandado de prisão, membros da An Garda Síochána ou Forças de Defesa, qualquer pessoa com um motivo humanitário urgente, viajar por razões médicas ou membro do congresso irlandês ou do Parlamento Europeu.



Por RUBINHO VITTI, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário