sábado, 10 de abril de 2021

Secretaria de Saúde de Caruaru realizou prestação de contas em Audiência Pública nesta sexta-feira

Foto: Elvis Edson

A Secretaria de Saúde de Caruaru promoveu, nesta sexta-feira (9), a 21ª Audiência Pública do Sistema Municipal de Saúde. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e, na ocasião, foram apresentadas as atividades realizadas, as auditorias executadas e os recursos financeiros aplicados na saúde, no terceiro quadrimestre de 2020.


Por conta da pandemia do novo coronavírus, a audiência foi fechada para o público em geral e contou apenas com a participação de vereadores, membros do Conselho Municipal de Saúde e representantes da Secretaria de Saúde de Caruaru.


 Entre os dados apresentados, está o balanço positivo dos atendimentos de consultas médicas especializadas de janeiro a dezembro de 2020, com cerca de 60 mil consultas nas mais diversas especialidades. Outro dado importante é o número de atendimentos feitos na Atenção Básica, no mesmo período, que foi de mais de 370 mil.


O serviço de assistência pré-hospitalar, como o Samu, também merece destaque. Foram registradas mais de 150 mil ligações, incluindo para casos suspeitos de Covid-19. Cerca de 12 mil dessas ligações foram trotes. “Apesar do trabalho combativo realizado nesta área, os números dos trotes ainda é um percentual alto e que atrapalha as chamadas de quem realmente precisa do serviço”, pontuou a secretária de Saúde, Breno Feitoza.


Mesmo em meio às dificuldades instaladas pela pandemia da Covid-19, as marcações de exames também se mantiveram em destaque. De janeiro a dezembro de 2020, foram realizados quase 700 mil na rede pública e mais de 74 mil na rede complementar.


 As unidades de pronto-atendimento (UPA) registraram, neste mesmo período, mais de 180 mil atendimentos distribuídos entre a UPA do Salgado, UPA Respiratória (Boa Vista), UPA do Vassoural e UPA das Rendeiras.


A convivência com a Covid-19 trouxe novos desafios para a saúde pública do país. Com a contaminação em linha crescente, a testagem para diagnóstico da doença seguiu o mesmo parâmetro. Até o dia 31 de dezembro de 2020, foram registrados 42.777 testes, entre RT-PCR e rápidos.


“Os dados apresentados na Audiência Pública estão registrados no sistema oficial do Ministério da Saúde e podem ser verificados pela sociedade civil. As questões ligadas à saúde municipal podem ser debatidas toda 2ª terça-feira de cada mês, quando presencial, a partir das 14h, na reunião do Conselho Municipal de Saúde, no auditório da própria Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Vera Cruz, 654, no Bairro São Francisco”, finalizou o secretário municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário