terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Avós foram essenciais para evolução humana, mostra estudo

Foto: Peter Parks / AFP

Que avó é tudo de bom isso não há dúvida, mas há anos cientistas estudam que a relação entre avós e netos não são só algo saudável, como também biologicamente importantes para a evolução humana.  De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, a presença dos netos fez com que os avós se mantivesse ativos mesmo após terminado o período fértil. Com isso, o ser humano conseguiu envelhecer de forma saudável. Na maioria das espécies animais, as fêmeas morrem logo que deixam de ser férteis.


Isso ocorreu, segundos os pesquisadores, porque a ajuda das avós na criação das crianças favoreceu com que as mulheres pudessem ter mais filhos, o que ajudou a evitar o processo natural de envelhecimento.


Os cientistas chegaram a essa conclusão ao observarem a importância das avós em comunidades em uma tribo Hadza no Norte da Tanzânia, e nas  sociedades pré-industriais no Canadá e na Finlândia. 


Algo parecido foi observado em orcas. Conhecidas como baleias assassinas, a espécie é um das poucas que sobrevive após a menopausa. Porém, a presença das avós podem ser essenciais para a sobrevivência de todo o baleal. Segundo uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia, as orcas jovens com avós tinham maior probabilidade de permanecer vivas do que aquelas sem. 


Mas, os benefícios de ter os avós por perto foi além de uma maior longevidade. Um estudo recente publicado na revista Proceedings of the Royal Society B descobriu que os avós conseguem sentir as emoções que os netos estão sentido. A descoberta foi feita ao analisar ressonâncias dos cérebros dos avós enquanto eles viam fotos dos netos e dos filhos.


“O que realmente salta à vista é a ativação em áreas do cérebro associadas à empatia emocional. Isso sugere que as avós são orientadas a sentir o que seus netos estão sentindo quando interagem com eles. Se o neto está sorrindo, eles estão sentindo a alegria do filho. E se seu neto está chorando, eles estão sentindo a dor e a angústia da criança", explica o pesquisador James Rilling da Atlanta University.


De acordo com os pesquisadores, os resultados podem explicar por que você pode sentir que seu filho tem um relacionamento com sua mãe diferente do que você tinha na idade dele. Além disso, é um lembrete dos benefícios de ter os avós por perto.


Por: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário