quarta-feira, 6 de julho de 2022

PT de PE expulsa prefeito, vereadora e outras lideranças por não apoiarem pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB) ao governo do estado

Sede do diretório estadual do PT em Pernambuco, no Centro do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

O Diretório Estadual do PT em Pernambuco formalizou a expulsão de 11 filiados por infidelidade partidária, por não apoiarem a pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB) ao governo do estado. A maioria dos expulsos faz parte de um movimento de apoio à pré-candidata Marília Arraes (Solidariedade), que deixou o Partido dos Trabalhadores em março para concorrer ao governo.

A decisão foi formalizada na terça-feira (5), um dia após uma reunião do Diretório Estadual, da qual participaram os agora ex-filiados. Os dirigentes decidiram pela expulsão e os militantes foram notificados.


A informação foi confirmada, nesta quarta (6), pelo presidente estadual do partido, deputado estadual Doriel Barros (PT). Ao g1, ele se limitou a informar que a decisão foi tomada pela maioria da Executiva e que se trata de "um assunto superado".


Em junho, o PSB expulsou seis filiados por não apoiarem a candidatura do correligionário Danilo Cabral. Se for eleito, Cabral terá o 5º mandato consecutivo do partido à frente do Executivo estadual, período que já dura 16 anos, contando as gestões de Eduardo Campos (PSB) e Paulo Câmara (PSB).


Entre os expulsos estão uma vereadora, presidentes de diretórios municipais, dirigente nacional da Juventude PT e outras lideranças. Dos 11 filiados expulsos, ao menos nove apoiam a candidatura de Marília Arraes, num movimento intitulado "oPTei Marília".


Outro expulso foi o prefeito de Orocó, no Sertão, George Gueber Cavalcante Nery. Ele decidiu apoiar a candidatura de Miguel Coelho (União Brasil), ex-prefeito de Petrolina, também no Sertão.


O PT não divulgou oficialmente a lista de filiados expulsos. O g1 conseguiu confirmar dez nomes. São eles:


Dyanne Andressa de Lima Barros (dirigente do setorial de Ciência e Tecnologia do partido);

Fany Lilian Marcos Bernal (vereadora de Garanhuns e presidente do diretório municipal);

Francisco Gomes da Silva (presidente do PT em Igarassu);

George Gueber Cavalcante Nery (prefeito de Orocó);

Gessé da Silva Rodrigues (secretário estadual LGBTQIA+ da Juventude PT em Pernambuco);

José Matheus Gomes de Araújo (secretário da Juventude PT no Recife);

José Ronaldo de Lima;

Matheus Henrique de Santana Amorim (presidente do PT em Paudalho);

Walliphy Heitor Martins de Jesus (dirigente nacional da Juventude PT);

Ygor Lima.


Por: G1 Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário