segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Campanha Novembro Azul do HCP alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer em homens

Foto: Divulgação

Novembro Azul é a campanha mundial em atenção à saúde do homem. Como instituição referência em oncologia, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) entra nessa missão e lança a sua campanha “Não deixe para depois o que precisa ser feito hoje”, que faz um alerta para os hábitos e cuidados diários que podem prevenir e, até mesmo, detectar precocemente o câncer, proporcionando até 90% de chances de cura. Entre os principais tipos de câncer que merece atenção está o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Dados de 2021 no HCP, houve 535 diagnósticos de câncer de próstata. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 65.840 casos devem ser descobertos a cada ano do triênio 2020-2022, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. A campanha do HCP pode ser conferida no site hcp.org.br e nas redes sociais da instituição @sigahcp.

O câncer de próstata também é o segundo tipo de tumor maligno que mais mata os homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão. O diagnóstico tardio é um dos principais motivos para esse número alarmante. Este câncer cresce muito lentamente e na maior parte das vezes não produz sintomas na sua fase inicial. Em geral, quando apresentam sintomas, a doença já está em fase avançada. Esses sintomas também são característicos do crescimento benigno da próstata ou, ainda, se assemelham a outras doenças do trato urinário, como dificuldade para urinar, dor ou ardor miccional e vontade frequente de urinar, o que torna tardia a procura por um especialista e, consequentemente, o diagnóstico.

A próstata fica localizada abaixo da bexiga e faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela é responsável por produzir e armazenar os nutrientes e fluidos que constituem o esperma, fortalecendo e nutrindo os espermatozóides para a fecundação, por isso o diagnóstico tardio da doença também pode afetar a fertilidade. Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, por exemplo, podem contribuir para evitar o câncer de uma forma geral, uma vez que a obesidade é um dos fatores de risco para o surgimento da doença, assim como o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas. Cuidar da mente, assim como manter as consultas médicas e os exames de rotina em dia contribui efetivamente para a prevenção. As visitas frequentes ao médico também é um fator primordial. No caso do câncer de próstata, todo homem a partir dos 45 anos, em caso de história familiar de câncer de próstata ou 50 anos para quem não tem histórico familiar de câncer, devem procurar um urologista para realizar o acompanhamento, a realização do exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) anualmente em quando necessário para confirmação, o toque retal.

O urologista também é o profissional capacitado para identificar outras doenças comumente presentes nos homens, como câncer de pênis e testículo. Entre os principais sinais do câncer de pênis estão: ferida ou úlcera persistente ou alterações na cor da pele, secreção branca ou sangue e ínguas na virilha, em especial naqueles pacientes portadores de fimose. São fatores de risco sexo desprotegido e infecção por HPV (Papiloma Vírus Humano), consumo de cigarro e bebida alcoólica, obesidade e sedentarismo. Entre os principais sinais do câncer de testículo estão: presença de nódulo palpável em geral indolor, dor ou inchaço, nódulo na região e endurecimento. O diagnóstico é facilmente realizado com ultrassom da bolsa escrotal e exames laboratoriais (marcadores tumorais). 


HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco
Camyla Nóbrega
81 3217.8153 // 81 9 9541-3759

Nenhum comentário:

Postar um comentário