terça-feira, 9 de maio de 2023

Morre Rita Lee, ícone da música brasileira, aos 75 anos

Foto: Reprodução/Instagram

Uma das maiores cantoras e compositoras brasileiras, Rita Lee morreu aos 75 anos nesta segunda-feira (08). Ela havia sido diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e seguia em tratamento para a doença. Na sua página oficial do Instagram, a família divulgou um comunicado informando que a cantora faleceu na noite de ontem em São Paulo, "cercada de todo amor de sua família, como sempre desejou".

Ainda de acordo com a nota, o velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h.

 Nascida na véspera do Ano Novo, em 31 de dezembro de 1947, Rita Lee, começou sua carreira muito jovem. Com influências desde a infância partindo de sua mãe, que também era apaixonada pela música. A criança, que no futuro ficou conhecida como Rainha do Rock Brasileiro, começou aprendendo a tocar paino, na escola de piano de Magdalena. Durante a juventude, a cantora criou sua banda com alguns amigos, que acabou passando por diversas mudanças de nome ao longo de sua criação. 

Em 1972, Rita Lee decidiu seguir carreira solo gerando polêmica envolvendo nomes de antigos integrantes da banda. No ano seguinte de sua saída, a artista resolver tirar um tempo da música e viajou para Londres, onde focou em sua transformação, se tornando a Rita Lee que todos conhecem até os tempos atuais. 

A volta aos palcos foi quando retornou ao Brasil para cantar em um evento patrocinado pela gravadora Philips. Sem banda, a artista correu atrás de pessoas que pudessem se juntar à ela e foi assim que começou a nova era da artista. A estreia da banda foi em um porão de um teatro em São Paulo, sendo Rita vocalista em destaque em uma banda pela primeira vez. 

Após a histórica apresentação, a banda recebeu diversas propostas. Assinando um contrato, a banda passou a se chamar 'Rita Lee e os Tutti Frutti', como exigência da gravadora. O primeiro álbum da banda foi lançado em 74, mas a parceria com a gravadora não durou muito devido a desentendimentos entre a cantora e os contratantes. 

Com total liberdade criativa, Rita Lee foi contratada pela Som Livre na qual a cantora junto com sua banda explodiram ao som de "Fruto Proibido", que é conhecido até hoje como um dos discos mais populares da música brasileira. Dele saíram músicas como "Ovelha Negra" e "Agora Só Falta Você".


Informações do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário