A fase de grupos do Campeonato Brasileiro da Série D terminou no último final de semana. Dos 64 times que disputaram a primeira fase, 32 continuam na briga por uma vaga na Série C. Clubes tradicionais como Santa Cruz, Campinense e Santo André ficaram no meio do caminho. Veja algumas curiosidades dos times classificados e eliminados da competição.
Grupo 01
Quem passou de fase:
Nacional / Tuna / Princesa do Solimões AM / Águia de Marabá
Eliminados:
Humaitá AC (750 CB) / São Francisco AC (750 CB)/ TREM AP (750 CB) / São Raimundo RR (750 + 900 CB)
TREM-AP – O time do treinador Sandro Macapá disputou esse ano a Copa Verde aonde foi eliminado ainda na primeira fase, perdeu para o Humaitá AC por 2x0 e deu adeus a competição.
Já na copa do Brasil o time enfrentou o Vasco da Gama, perdeu por 4x0 e também saiu da competição logo no primeiro jogo.
Na série D terminou na lanterna do grupo 01. Com a eliminação, o time agora foca na final do campeonato Amapaense, onde enfrentará o Independente em dois jogos no estádio Zerão. O primeiro, quinta feira dia 27 de Julho e o segundo jogo dia 03 de Agosto. Além do título, o vencedor ganhará uma vaga para Copa do Brasil e série D 2024, ou seja, a partir do dia 03 de Agosto o TREM não terá mais calendário de jogos para esse ano.
São Francisco AC – Viveu situação semelhante a do TREM.
Jogou a Copa Verde e a Copa do Brasil, chegou a passar de fase na Copa Verde vencendo o Atlético Acreano por 6x3, mas foi eliminado pelo São Raimundo RR por 6x0.
Na copa do Brasil, ficou na primeira fase após empatar em 1x1 diante do Ypiranga de Erechim. Com a eliminação na série D o time do atacante Tonho Cabanhas fica sem calendário para 2023 e também não jogará a série D 2024. Já que as vagas do Acre já estão definidas para Rio Branco e Humaitá.
Humaitá AC – Avançou na primeira partida da Copa Verde vencendo o TREM AP por 2x0, mas acabou ficando pelo caminho após perder por 4x1 para o Remo.
Na Copa do Brasil, perdeu para o Coritiba por 3x0 e também foi eliminado,
Chegou para série D sob o comando do experiente treinador Álvaro Miguéias, que acabou deixando o comando da equipe após “divergência de opinião com a diretoria”, o time foi para a última rodada com chance real de classificação, precisava vencer em casa o líder do grupo o Nacional AM de Erico Júnior ex Sport lembra dele ?
Pois é... porém o Humaitá, perdeu por 2x0 e está eliminado da série D. O time não atua mais esse ano, porém tem vaga assegurada na série D 2024.
São Raimundo RR – O time do lateral esquerdo Panda, de 39 anos, iniciou o ano de forma avassaladora. Jogando pela copa do Brasil venceu o Cuiabá por 4x3 e avançou de fase. Também venceu o Remo na primeira partida da Copa Verde, porém a boa fase em competições nacionais ficou por aí, na segunda fase da copa do Brasil perdeu para o Botafogo de Ribeirão Preto por 3x1 e no jogo da volta, diante do Remo, perdeu por 3x0 e acabou sendo eliminado nas duas competições.
O time confirmou o favoritismo no estadual e conquistou o seu Octacampeonato, isso mesmo o São Raimundo conquistou pelo oitavo ano seguido o título de campeão Roraimense.
Na série D, o time oscilou muito e na última rodada o “MUNDÃO” goleou o São Francisco AC por 7x0, mas o placar não foi suficiente para garantir uma classificação.
No final da partida, o treinador Chiquinho Viana reclamou do calendário que atrapalhou o clube, tendo em vista que o São Raimundo disputou o estadual e o brasileiro de forma simultânea, prejudicando assim, o tempo de descanso para repouso entre uma partida e outra dos jogadores bem como viagens longa.
Grupo 2
Passaram de fase :
Ferróviário / Atlético Cearense / Maranhão / Parnahyba
Eliminados:
Fluminense PI (1,2 CN + 750 CB) / Cordino MA (120 CN + 750 CB) / Tocantinopolis (750 CB) / Caucaia CE (120 CN + 750 CB)
Fluminense PI – Viveu em 2023 a oportunidade que muitas equipes queriam viver, teve calendário cheio: Copas do Brasil e do Nordeste, estadual e série D.
Pelo nordestão o Fluminense chegou a enfrentar o Náutico e Santa Cruz, mas acabou como lanterna no grupo 1 com apenas três pontos ganhos. Resultados de empates contra Bahia, CSA e Santa Cruz.
Na copa do Brasil ficou pelo caminho ainda na primeira fase quando foi derrotado em casa por 4x0 pelo Ponte Preta.
No Piauiense, o time foi vice campeão, perdendo o título na final para o tradicional River.
Na série D, o time voltou a dar vexame sendo o lanterna do grupo 2 com apenas oito pontos.
O time do meia atacante Mutuca encerra sua participação no futebol profissional em Julho de 2023. Com campanhas vexatórias a nível regional e nacional, porém com uma vaga garantida para a série D 2024, e se você está pensando que a diretoria do seu time não soube gerir bem a quantia que recebeu esse ano, para realizar contratações, imagine a do Fluminense que recebeu R$ 1,2 K (Um milhão e duzentos mil) pela participação na primeira fase da Copa do Nordeste e R$ 750,000.00 (Setecentos e cinquenta mil) pela participação na Copa do Brasil, mesmo assim não fez um time capaz de passar de fase.
Por ter sido vice campeão baiano, o Fluminense conquistou uma vaga para série D em 2023.
Cordino MA – O representante da cidade de Barra do Corda, que fica distante 450 km da capital São Luiz, também não soube aplicar bem o dinheiro que obteve das participações da pré copa do Nordeste e Copa do Brasil.
Eliminado pelo Vitória da Bahia no pré nordestão e pelo Brasil de Pelotas na Copa do Brasil, a Onça da barra não se classificou para as semi finais do estadual e foi eliminado ainda na primeira fase.
No Brasileirão, o Cordino foi o penúltimo colocado, não joga mais esse ano e se quiser garantir uma vaga na serie D em 2024 precisará jogar e vencer a Copa Maranhão, que acontece no segundo semestre. Caso não opte em jogar a Copa Maranhão, o time encerra sua participação no futebol profissional esse ano.
Tocantinópolis - Algoz do Santa Cruz da série D em 2022 e que nos últimos anos vinha ganhando relevância no cenário nacional por fazer campanhas boas e mostrar um futebol de muito vigor jogando nos seus domínios, o Tocantinópolis não conseguiu repetir o feito de anos anteriores.
O time que tinha o volante Tiago Bagagem, que jogou na Cabense, Ipojuca entre outros clubes de Pernambuco, e o xodó da torcida o atacante Everson Bilau começou o ano bem, passando da primeira fase da copa Verde ao empatar com o Operário de Campo Grande do MS e sendo campeão Tocantinense, porém foi eliminado na copa verde pelo Brasiliense e pela copa do Brasil empatou em casa por 1x1 diante do América Mineiro e se despediu da competição.
Nos último seis jogos da série D, o time não conseguiu vencer, sendo quatro empates e duas derrotas. Resultados esses que pesaram na classificação para a próxima fase.
O verdão do norte dá adeus ao futebol profissional em 2023, porém, como foi campeão estadual, terá a Copa Verde, Copa do Brasil, série D além do estadual para 2024.
Caucaia-CE – Participou da seletiva da copa do Nordeste e foi derrotado pelo Santa Cruz.
Pelo Copa do Brasil empatou sem gols diante da Tombense e também foi eliminado na primeira fase.
No Estadual teve um caminho árduo, nos três primeiros jogos enfrentou Maracanã, Ferroviário e Fortaleza, perdendo os três jogos. Não conseguiu classificação para as semifinais e foi disputar o quadrangular do rebaixamento, onde venceu os três jogos e acabou se livrando da degola.
Na série D, o time teve como jogador referência o meia Jackson Caucaia, que jogou no Náutico, mas não conseguiu emplacar um sequência de bons resultados e não foi adiante na competição. Para terminar o ano de 2023, o time jogará a Taça Fares Lopes, que dá ao campeão uma vaga para a Copa do Brasil.
Grupo 03
Classificados:
Sousa PB / Nacional PB / Potiguar RN / Pacajus CE
Eliminados:
Globo RN/ Iguatu CE (750 + 900 CB)/ Santa Cruz (120 + 180 PRÉ CN + 1,9 FCN) / Campinense (1,2 CN+ 750 CB)
Globo -RN– O representante de Ceará Mirim não é nem de longe aquela mesma equipe que surgiu como grata surpresa do futebol local há alguns anos.
No campeonato estadual, o time foi o lanterna do seu grupo e conseguiu repetir o feito no brasileiro, com um time jovem e cheio de caras novas. O Globo somou apenas 4 pontos, a pior pontuação entre as 64 equipes participantes.
Com a eliminação na serie D, o Globo ainda jogará em 2023 pelo campeonato estadual...
Isso mesmo, graças a falta de organização e a um embrolho jurídico. O campeonato que terminou dia 17 de Maio, mas ainda não sabe quem é o rebaixado. A partida que definirá o descenso ainda não aconteceu. Alecrim e Globo irão jogar dia 30 de Julho e 6 de Agosto para definir quem será o rebaixado.
Iguatu-CE – O time criou uma expectativa enorme para a disputa dessa série D.
Avançou na primeira fase da Copa do Brasil eliminando o América de Natal. Na segunda fase, jogando na Vila Belmiro, o azulão perdeu para o Santos por 3x0 e foi eliminado.
No campeonato estadual, o time comandando por Caxito e CIA LTDA chegou as semifinais da competição vendendo caro a derrota para o Ceará.
No brasileiro, o time contratou Zé Love, ex Santos, e deixou todos esperançosos em uma grande campanha.
Mas quando a bola rolou não foi bem isso que aconteceu, nos primeiros jogos foram 4 derrotas e uma vitória do azulão do centro.
A equipe se despediu com uma vitória diante do Santa Cruz. Resta agora, para 2023, a Taça Fares Lopes, que como já mencionamos dá uma vaga para Copa do Brasil para o campeão do torneio.
Santa Cruz – O que falar de um time que no estadual conseguiu a proeza de perder para o Íbis?
A Cobra Coral foi eliminada pelo o Petrolina e chegou na última rodada do da série D precisando de uma vitória para ficar no páreo pela classificação para a segunda fase e acabou perdendo de forma vergonhosa uma partida para o já eliminado Iguatu.
Agora o Santa encerra sua participação em uma competição nacional e ficará sem jogar em 2023, e o pior... para 2024, o time poderá não jogar a série D, isso por que no estadual Retrô e Petrolina ganharam a vaga no torneio nacional. A única chance do Santa jogar a Série D em 2024, é torcer para o Retrô conseguir o acesso e herdar a vaga do time de Camaragibe.
Campinense – Outra grande força do futebol nordestino que vive situação delicada.
Em pleno declínio, pois o time vem de rebaixamento da série C e um ano em que não obteve sucesso em nenhuma competição que disputou, a Raposa se despede de forma melancólica.
No nordestão uma campanha tímida, em oitos jogos quatro derrotas, dois empates e apenas duas vitórias.
Na copa do Brasil uma polêmica, a diretoria tirou o jogo contra o Grêmio do estádio Amigão para o estádio Mané Garrincha em Brasília e ainda de quebra uma derrota por 2x0 sendo eliminado.
No estadual o time não chegou na fase final e assim não garantiu vaga para o brasileiro 2024. Com a eliminação de 2023, significa dizer que para a temporada do ano 2024 o Campinense só terá o estadual como competição de futebol profissional.
O Campinense é outro exemplo de time que teve muita receita mas não aplicou de maneira correta.
Grupo 4
Classificados:
Retrô / Bahia de Feira / Falcon / ASA
Eliminados:
Jacuipense ( 120 + 180 PRÉ CN + 750 CB) / Atlético de Alagoinhas ( 1,2 CN + 750 CB) / Cruzeiro de Arapiraca / Sergipe ( 1,2 + 500 CN + 750 CB)
Jacuipense-BA – Nos últimos anos realizou campanhas expressivas no campeonato Baiano e um acesso e para série C, onde ficou por dois anos.
Mas o Leão do Sisau não conseguiu manter as boas campanhas e voltou para série D.
Na pré Copa do Nordeste venceu o Altos por 4x1, mas acabou sendo eliminado pelo Vitória.
Na copa do Brasil outro duelo estadual, dessa vez diante do Bahia e uma derrota por 4x1.
No campeonato Baiano, o time fez uma boa campanha chegando a final do campeonato, mas perdendo para o Bahia.
Para série D, a diretoria não fez nenhum investimento e apostou em um time caseiro. O resultado foi a lanterna do grupo 4, esse ano não haverá a Copa Governador do estado da Bahia e com isso a Jacuipense encerra suas atividades no futebol profissional em 2023. Por ter sido vice-campeão, jogará a série D em 2024.
Atlético de Alagoinhas – É outra equipe que teve no ano de 2023 um calendário cheio.
Copa do Nordeste e do Brasil, estadual e série D.
Mas... dentro de campo, o Carcará baiano não obteve sucesso.
Copa do Brasil empatou em 0x0 diante do Atlético Goianiense e foi eliminado.
Na Copa do Nordeste uma campanha mediana, ficando com 6 pontos e dividindo a penúltima colocação junto com o Vitória.
No campeonato Baiano, o Atlético ficou a dois pontos de ser rebaixado.
E na série D, o time do meia Jeferson Renan, que começou no Porto, segurou a lanterna com 15 pontos, juntos com a Jacuipense.
O Atlético não joga mais em 2023 e não participará da série D em 2024.
Cruzeiro de Arapiraca – Estreante na competição, o Cruzeiro era uma grande interrogação.
O time que revelou o goleiro Dida, ex-Corinthians e Milan, chegou para a disputa após realizar uma boa Copa Alagoas e um campeonato Alagoano de manutenção, escapando do rebaixamento por um ponto.
De atletas conhecidos, o goleiro Jeferson ex-Central e Salgueiro e o volante Celestino, que começou na base do Náutico e esse ano jogou o estadual pelo Ibis.
O time fez uma campanha boa, se mantendo invicto nas quatro primeiras rodadas, porém uma sequencia de três derrotas consecutivas, para Sergipe, Falcon e ASA, atrapalharam a vida do clube, que chegou a se recuperar e vencer seus dois últimos compromissos, contra Retrô e Atlético de Alagoinhas, fora de casa, mas mesmo assim não foi suficiente para classificação.
Futebol profissional para o Cruzeiro apenas em 2024, no campeonato alagoano.
Sergipe – Desde a criação da série D o clube não consegue uma campanha relevante, e ver de perto seu principal rival, o Confiança, se manter ano após ano na série C.
Na Copa do Brasil foi eliminado pelo Botafogo em um jogo marcado por polemicas, o Sergipe estava vencendo e o árbitro deu 10 minutos de acréscimos e o Sergipe sofreu o gol no último minuto. Com o empate, o gipão foi eliminado.
No Nordestão o Sergipe ficou em 4º lugar no grupo B e garantiu classificação sendo eliminado na segunda fase pelo Ceará.
No Sergipano, o Gipão foi eliminado na semifinal pelo Itabaiana, que chegou a ser o campeão estadual.
Para Série D, o time que tinha um elenco bastante conhecido, e com jogadores experientes como os meias Juninho Silva, revelado pelo Central e que jogou no Sport e Santa, e também Júnior Timbó, que jogou no Náutico.
O alvirrubro de Aracaju não começou bem, perdeu os dois primeiros jogos contra Bahia de Feira e Jacuipense, depois se recuperou e venceu três jogos seguidos, contra Falcon, ASA e Cruzeiro de Arapiraca, mas a reação literalmente parou pelo meio do caminho e o Sergipe mesmo vencendo o Bahia de Feira na ultima rodada, não conseguiu passar de fase e também encerra a temporada de futebol profissional em 2023.
Grupo 5
Classificados:
Ceilandia DF / Operário de Várzea Grande DF / Anápolis GO / Brasiliense DF
Eliminados:
União Rondonopolis MT / Iporá GO / Real Ariquemes RO (750 CB)/ Interporto TO
Real Ariquemes– Junto com o Interporto, foram os sacos de pancadas e vexames, não só do grupo, mas de toda a série D.
Começou o ano disputando a Copa Verde e vencendo fora de casa o Castanhal do Pará por 3x2. Avançando de fase, sendo eliminado na segunda fase pelo Paysandu.
Na copa do Brasil enfrentou o Criciúma e perdeu por 3x0, sendo eliminado na primeira fase.
No estadual, ficou na terceira colocação na primeira fase e foi eliminado na semifinal pelo Ji Paraná.
Quando se trata de série D o time realizou 14 partidas, somando cinco pontos.
Perdeu 11 jogos, empatou duas e só venceu o Iporá. No total, marcou 4 gols e sofreu 40, o detalhe é que nos últimos três jogos contra Ceilândia, Operário e Anápolis, o time só jogou com os 11 titulares, sem nenhum jogador no banco de reserva. Outro detalhe é sobre o goleiro Dida, que começou na base do Náutico, foi contratado na reta final e seu jogo de estreia foi diante do Operário, perdendo por 9x0.
O Real Ariquemes não joga mais em 2023 e não terá série D para 2024. A vaga do estado de Rondônia ficou para o Porto Velho.
Interporto TO - Derrota, essa é a palavra que pode definir as disputas do Interporto nas competições de 2023...
Eliminado da Copa verde após perder para a Luverdense por 2x1.
No campeonato Tocantinense o time de Porto União só venceu uma partida, contra o Capital, e o resultado foi rebaixamento para segunda divisão estadual.
No Brasileiro, foram seis pontos, dois empates contra o Real Ariquemes, um empate contra o Anápolis e uma surpreendente vitória diante do todo poderoso Brasiliense.
O Interporto teve o pior ataque da competição, marcou três gols, e a pior defesa, sofreu 47 gols. Além de ter sofrido a maior goleada: perdeu por 10 x 0 do Brasiliense.
Desse jeito, é melhor encerrar por aqui a participação em qualquer campeonato.
Iporá GO- Para 2023, o Iporá tinha duas competições para realizar: o Campeonato Goiano e a série D.
No campeonato Goiano, o time não começou bem. Até venceu a primeira partida contra o Morrinhos, porém, logo em seguida, amargou uma sequência de quatro derrotas e um empate. Depois se encontrou na competição, evitou o rebaixamento e terminou o campeonato na sétima colocação.
Para série D, o time não investiu em contratações, efetivou o então auxiliar técnico Wesley Damascena como treinador.
Dos 14 jogos realizados, perdeu seis, empatou quatro e venceu quatro.
Para 2024, o time que ficou na 7 º colocação no Estadual, garantiu participação na série D 2024 e junto com Anápolis e CRAC, serão os representantes de Goiás na competição.
União Rondonópolis MT - O time começou bem o estadual, se mantendo invicto nas cinco primeiras rodadas e só conhecendo sua primeira derrota no duelo contra o Cuiabá. Continuou sua boa campanha chegando até a final e perdendo o título para o próprio Cuiabá.
Na copa Verde eliminou o Real Noroeste ES, mas em seguida perdeu por 3x0 para o Goiás e foi eliminado.
Na copa do Brasil também não conseguiu avançar, perdeu para o CRB por 1x0 e foi eliminado.
Para série D, time colorado continuou com jogadores conhecidos pela torcida, como o zagueiro Bruno Maia, e o atacante Dagson, ex-Santa Cruz e Lelo ex-Central, além da manutenção do treinador Odil Soares.
A campanha não foi das piores, dos jogos realizados nos seus domínios no estádio Luthero Lopes, foram cinco vitórias e dois empates.
O problema é que Interporto e Real Ariquemes não conseguiram vencer e assim, o ponto de corte da pontuação geral do grupo ficou difícil.
O União Rondonópolis encerra sua participação em competições profissionais em 2023. Como já tem vaga garantida para série D 2024, o clube não irá disputar a Copa Mato Grosso, que tem previsão de início para Setembro.
Grupo 6:
Classificados:
Atletic São João del Rey MG / Portuguesa RJ / Democrata GV / Vitória ES
Eliminados:
Real Noroeste ES (750 CB) / Nova Iguaçu RJ (750 + 900 + 2,1 KCB)/ Resende RJ / Santo André SP
Real Noroeste - Iniciou o ano participando da Copa Verde e Copa do Brasil, abrindo um parêntese, o Real Noroeste jogou a copa verde por ter sido campeão estadual...
Pela copa verde a Águia capixaba foi eliminada pelo União Rondonópolis, do Mato Grosso, e na copa do Brasil empatou diante do Vila Nova de Goiás e também foi eliminado.
No estadual, foi tri campeão, título conquistado em cima do Nova Venécia.
Para a série D, o time contava com dois estrangeiros no seu elenco, os atacantes Aroon Ibilola do Benin, que jogou o pernambucano pelo Caruaru City, e o Camaronês FAFA, além do atacante Piauí ex-Salgueiro e também do zagueiro Cláudio Caça Rato.
Em grupo de adversários fortes e conhecidos, o Real Noroeste não conseguiu fazer uma campanha boa e terminou como lanterna do seu grupo.
Enquanto jogava a série D, a águia também está disputando a Copa Espírito Santo, onde passou de fase e jogará as quarta-de-final do torneio contra o Nova Venécia. O mesmo time que enfrentou nas finais do estadual, ou seja a permanência nos futebol profissional vai depender desses dois jogos.
O Real Noroeste jogará série D em 2024, pois é o atual campeão estadual.
Nova Iguaçu - Iniciou as atividade de 2023 com calendário cheio, estadual, Copa do Brasil e série D.
Na copa do Brasil, eliminou o Vitória da Bahia e o Nova Mutum do Mato Grosso. Acabou sendo eliminado na terceira fase pelo América Mineiro.
No estadual, o clube manteve as boas atuações e chegou até a Taça Rio perdendo para o Audax.
Na série D, o time manteve jogadores que já faziam parte do elenco, como o goleiro Anderson Max, o meia Paulo Henrique, de 40 anos, que é experiente e conhece bem o futebol carioca, além do treinador Carlos Vitor que está no clube há mais de 10 anos.
A campanha do time foi bem abaixo do esperado, somou apenas 10 pontos e ficou pelo caminho.
Para 2024 a Laranja Mecânica da baixada fluminense tem vaga garantida na série D
Resende Nove derrotas e um empate, essa foi a campanha do Resende no campeonato Carioca 2023. Com uma campanha dessas, claro que o time foi rebaixado para série A2 do Carioca, após se manter na elite por 15 anos consecutivos
A péssima campanha do time se expandiu para copa do Brasil aonde foi eliminado pelo Ferroviário do Ceará.
O que esperar do Resende para série D?
Com um elenco jovem e sem jogadores de renome para a competição, o time acabou sendo eliminado na primeira fase.
Porém, como tem coisas que só acontece no futebol brasileiro, o Resende terminará 2023 jogando a segunda divisão do estadual, isso mesmo... o clube foi rebaixado esse ano e ainda em 2023 jogará a segunda divisão podendo retornar a jogar a elite ano que vem...
O jogo será dia 26 de Julho, contra o Maricá de portões aberto, isso mesmo... a diretoria não irá cobrar valores de ingressos.
Pois é... tem coisas que é melhor não tentar nem enteder....
Santo André- O Ramalhão do ABC paulista chegou as quartas-de-final do mais disputado campeonato estadual do país: o Paulistão da série A.
Para a série D ,como era de se esperar, os principais destaques do time não permaneceram. O Santo André chegou na última rodada dependendo apenas de uma vitória simples para se classificar.
Mas o empate em casa por 1x1 diante do Democrata de Governador Valadares e o resultado positivo do Vitória do Espírito Santo diante do já eliminado Resende, tiraram a chance de classificação.
O Santo André não jogará a Copa Paulista e pela campanha que realizou esse ano no estadual, garantiu vaga para série D 2024.
Grupo 7
Considerado por muitos como o grupo mais difícil.
Classificados:
Inter de Limeira SP /Maringá PR / Patrocinense MG / Ferroviária MG
Eliminados:
Operário MS (750 CN + 900 CN), CascavelPR, XV de Piracicaba SP, e CRAC GO
Operário MS- Com muita tradição no estado mas com pouca representatividade no cenário nacional, o Galo da Capital amargou a lanterna do grupo 7.
Começou a temporada sendo eliminado pelo Tocantinópolis pela Copa Verde.
Na copa do Brasil enfrentou o Operário Ferroviário do Paraná e acabou levando a melhor no duelo, vencendo em casa por 1x0 e se classificando para segunda fase. Mas acabou levando uma sonora goleada do CRB por 5x0 e se despediu da competição. A goleada seria um aviso do que ainda iria acontecer em uma competição nacional.
No Sul mato-grossense, o time chegou na final e foi derrotado pelo Costa Rica. Além da perca do título, o time também perdeu a oportunidade de garantir a participação na série D 2024, pois o estado só tem direito a uma vaga.
No Brasileiro, o time manteve a base do estadual, perdeu alguns nomes, como o atacante Irapuã, porém Abuda aquele mesmo ex-Vasco permaneceu no time.
No início a campanha foi entre altos e baixos, no meio para o fim a diretoria optou pela troca do comando técnico, saiu o treinador Celso Rodrigues e chegou Leocir DallAstra.
Porém, nem mesmo a mudança foi suficiente para uma reação. O time perdeu as cinco últimas partidas, e esse ano não disputará nenhuma competição profissional.
F.C Cascavel - Após o vice campeonato estadual, perdendo o título para o Atlético Paranaense, o F.C Cascavel chegava para série D como um dos grandes favoritos a passar de fase e brigar pelo acesso.
Porém com a bola rolando o time não correspondeu ao esperado.
O time passou as cinco primeiras rodadas sem vencer, o que causou a troca de comando. Luiz Carlos Cruz, que chegou no meio do campeonato estadual e levou o time a final da competição, deixou o clube. Em seu lugar, Leston Júnior assumiu. A equipe até teve uma evolução de postura, porém, em nenhum momento da competição o time conseguiu figurar no G4 do grupo e depois do empate em 0x0 diante do Maringá, dia 08 de Julho, veio confirmação que matematicamente o time não poderia mais se classificar. O time Aurinegro começou uma série de dispensas e empréstimos dos jogadores.
O Cascavel terminou a competição com 16 pontos, encerrando suas atividades do futebol profissional em 2023, mas por ter sido vice campeão estadual tem vaga garantida na série D em 2024.
XV de Piracicaba - No estadual, o NHOQUIM terminou ocupando a quarta colocação na primeira fase da série A2, e nas quartas de final, eliminou a Portuguesa Santista.
Porém, nas semifinais, perdeu os dois jogos para a Ponte Preta e não conseguiu o acesso para série A do Paulistão.
No Brasileiro, o principal fator de peso para a eliminação foi uma sequência de seis jogos sem vencer. Foram cinco derrotas, duas para o Cascavel, uma para Inter de Limeira, uma Ferroviária e diante da Patrocinense, uma derrota e um empate.
O time trouxe o treinador Paulo Roberto Santos, considerado o Vanderlei Luxemburgo do interior de São Paulo e que ano passado conquistou o acesso com o Pouso Alegre. Santos chegou para ocupar a vaga deixada por Cléber Gaúcho, mas nem mesmo a mudança técnica foi suficiente para a classificação. O XV perdeu para o Maringá fora de casa e não se classificou.
Agora o time mantém o foco na Copa Paulista, que dá ao campeão a vaga para série D com a opção de escolha pela série D ou Copa do Brasil 2024.
Crac – GO -Terminou o estadual na quarta colocação da primeira fase, resultado que garantiu classificação para as quartas de final. Acabou sendo eliminado pela Aparecidense.
Já no Brasileirão, o time contava com jogadores conhecidos, como o meia Júlio Pacato, o atacante Bruno Rangel e o goleiro Bruno Colaço. Vinha realizando uma campanha boa, sempre figurando pelo G4 do grupo.
Porém, coincidentemente, após a notícia que o clube colocou o zagueiro Lucas Barboza de forma irregular na competição, o futebol da equipe comandada por Paulo Massaro caiu de rendimento.
Toda questão é que a CBF só permite que um atleta jogue duas competições que sejam organizada pelo própria CBF por ano, e Lucas Barboza jogou Copa do Brasil pelo Botafogo da Paraíba, Série C pelo São José e série D pelo Crac, ou seja três competições.
Se o time passasse de fase, com certeza algum clube iria contestar essa situação.
O CRAC encerrou seu calendário de futebol em 2023 porém para 2024 o time tem vaga.
Grupo 8
Classificados Hercilio Luz SC / Caxias RS / Brasil de Pelotas RS / Camboriú SC
Eliminados: Novo Hamburgo RS / São Joseense RS / Aimoré RS / Concórdia SC
Novo Hamburgo:
Mesmo terminando na 7º colocação do campeonato Gaúcho de 2023 o Novo Hamburgo garantiu vaga para série D 2024.
Na competição Nacional, o time finalizou sua participação na lanterna com apenas 7 pontos ganhos.
O time tem vários jogadores conhecidos do futebol pernambucano, é o caso do lateral esquerdo Assis ex Náutico, do atacante Hector Bustamante ex Santa Cruz, além dos jogadores que já rodaram em outros clubes e bem conhecidos no interior de São Paulo, como os laterais direito Itaqui e Diogo Rangel e o lateral esquerdo Rafael Furlan.
O Novo Hamburgo é mais um exemplo de um time que surge na competição como protagonista a boa campanha, mas acaba decepcionando e frustrando a sua torcida.
Como destaque na campanha, o incrível resultado de 5x5 diante do Hercilio Luz.
Com a eliminação na série D, o clube disputa a Copa Federação Gaúcha no restante do segundo semestre. Nos três primeiros jogos, conseguiu duas vitórias e uma derrota.
Aimoré
O índio Capilé de São Leopoldo começou o ano sendo rebaixado no Gaúchão, em 11 jogos somou quatro pontos.
Para a série D, o time do meia atacante Roger Gaúcho somou 10 pontos e ficou com a vice lanterna do grupo 8.
O Aimoré ainda disputa a Copa Federação Gaúcha em 2023. Depois dessa competição, o time não terá mais calendário esse ano. Para 2024, terá apenas o Gaúcho da 2º divisão no seu calendário.
Concórdia
Iniciou o campeonato Catarinense com uma campanha no mínimo curiosa. Nos seis primeiros jogos da competição empatou os seis jogos, mesmo assim na continuidade do jogos, conseguiu avançar de fase e se classificar para as quartas de final. Sendo eliminado pelo Brusque.
Para a série D, o time comandado pelo treinador Itamar Schuller e do goleiro Sidão, aquele mesmo ex-São Paulo, esteve bem perto para avançar de fase, mas com 19 pontos, um ponto a menos do que Brasil de Pelotas, que avançou de fase o Galo do Oeste acabou sendo eliminado.
O time tem vaga assegurada para a série D 2024, e termina o ano de 2023 jogando a copa Santa Catarina, que irá ter início no mês de Agosto.
São Joseense
Único time do Paraná nesse grupo, o representante de São José dos Pinhais, na grande Curitiba, por pouco não conseguiu sua classificação para a próxima fase.
Disputando a Série D pela primeira vez, a jovem equipe, que tem apenas sete anos de fundação, queria fazer história, apostou em um elenco jovem para a competição, característica muito forte do clube, e foi para a última rodada precisando de uma vitória simples fora de casa diante do Caxias para garantir sua classificação.
Mas o resultado foi uma derrota por 2x1. Na classificação geral, houve um empate no número de pontos com o 4º e último colocado do grupo o Brasil de Pelotas, porém, o São Joseense perdeu no critério saldo de gols e acabou sendo eliminado.
Para 2024 as três vagas do estado do Paraná estão definidas, para F.C Cascavel, Maringá e Cianorte.
Com isso o São Joseense fica pelo caminho e traça planos para voltar a disputar um nova edição da série D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário