Evento sobre Outubro Rosa no HCP - Foto: Walli Fontenele / Folha de Pernambuco |
Outubro começou e o mês é dedicado à prevenção contra o câncer de mama, o tipo de tumor maligno mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Por essa razão, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), em Santo Amaro, Centro do Recife, iniciou, na manhã desta segunda-feira (2), a campanha “Transforme o Rosa em Esperança”.
O evento reuniu conscientização e entretenimento para pessoas curadas da doença e voluntários do HCP e marca o retorno de eventos após a pandemia na unidade referência no tratamento oncológico.
Na entrada do hospital, as mulheres participaram de um aulão de zumba e receberam kits com hidratantes para a pele, afetada durante o tratamento.
Para Tatiane Soares, que está em remissão do câncer (fase de cura), o diagnóstico da doença não significa sentença de morte.
“Fico muito feliz por mais um ano poder participar de uma ação como essa e vibrar o momento, vibrar a vida, porque só sabe quem passa. Ter um câncer não é fácil. Quando eu recebi o diagnóstico, não foi fácil. Eu tive minha primeira cirurgia de um cisto aos 13 anos. Eu era muito jovem na época, e aos 39 anos descobri um câncer”, explica ela, que teve câncer maligno na mama direita e um benigno na esquerda e está em tratamento há seis anos.
“Graças a Deus, eu venci e estou aqui para passar força para qualquer outra pessoa, e dizer que o câncer tem cura”, finaliza.
Especialmente neste mês, 60 fichas diárias serão ofertadas para qualquer mulher com idade igual ou acima de 40 anos e que não tenha realizado o exame este ano. O agendamento poderá ser feito online, no site no centro médico. Além disso, todo o material sobre o câncer de mama estará disponível nas redes sociais do HCP.
Câncer de mama
O câncer de mama representa 10,5% do total de cânceres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma (31,3%). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025 são esperados 74 mil casos novos de câncer de mama no Brasil.
E a prevenção desempenha um papel vital na luta contra o câncer de mama. Além de manter um estilo de vida saudável, realizar exames regulares é fundamental.
O autoexame das mamas deve ser realizado para que as mulheres conheçam o corpo e possam identificar alterações, porém a mamografia é o principal exame a ser realizado para o rastreio da doença, identificando o nódulo antes mesmo de serem palpáveis.
A idade ideal para se fazer a primeira mamografia é aos 40 anos, com periodicidade anual. Em casos específicos, este exame pode ser antecipado, ou ter sua periodicidade diminuída, sempre sob supervisão médica. No Hospital de Câncer de Pernambuco o exame é oferecido gratuitamente.
Informações: Thalis Araújo Folha de PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário