domingo, 19 de abril de 2020

Cinemateca: Califórnia x Quase 18 (Netflix)


A passagem entre a adolescência e a vida adulta sempre rendeu bons filmes, é o caso do nacional Califórnia, da estreante Marina Person e de Quase 18 da americana Kelly Fremon Craig.

CALIFÓRNIA
2015 / 1h 30min / Drama
Direção: Marina Person
Elenco: Clara Gallo, Caio Blat, Paulo Miklos
Nacionalidade Brasil

Início dos anos 1980. Estela (Clara Gallo) é uma adolescente que vive os conflitos típicos da idade, de identidade, amizade e amor. Ela tem um ídolo, o tio Carlos (Caio Blat), jornalista musical que vive nos Estados Unidos. E o maior sonho da menina é visitá-lo na Califórnia, durante as férias. Os planos dela vão por água abaixo, no entanto, quando ela descobre que é ele quem está voltando para o Brasil, magro, debilitado por consequência de uma doença sobre a qual a medicina apenas começava a se debruçar.

Em sua estreia como diretora, Marina Person acertou em cheio nesse drama ambientado na década de 1980. A trilha sonora esperta embala a história com muito rock, nacional e internacional, da época. A diretora é ousada ao abordar temas como primeira vez, Aids e ditadura militar. O único porém é a falta de aprofundamento de da relação entre Estela e o tio Carlos, relação que mereceria um filme a parte.
NOTA: ⭐⭐⭐
ONDE VER: Netflix

QUASE 18
2017 para DVD / 1h 48min / Comédia, Drama
Direção: Kelly Fremon Craig
Elenco: Hailee Steinfeld, Haley Lu Richardson, Blake Jenner, Woody Harrelson
Nacionalidade EUA

Crescer não é nada fácil para alguns, como para Nadine (Hailee Steinfeld), uma estudante que está enfrentando uma difícil situação desde que sua melhor amiga, Krista (Haley Lu Richardson), está namorando com o seu irmão mais velho, Darian (Blake Jenner). Nadine se sente mais sozinha do que nunca, ao menos até começar uma amizade com um jovem atencioso (Hayden Szeto).

Quase 18 é daqueles filmes adolescentes espertos que surgem uma vez a cada dez anos. Com um roteiro simples e diálogos inteligentes, a trama tem humor, emoção e charme em doses apropriada, e melhor: antenada com os novos tempos. Além da talentosa Hailee Steinfeld no papel principal, quem rouba a cena é Woody Harrelson, como o professor ranzinza que quer apenas um pouco de paz em seu horário de almoço. 
NOTA: ⭐⭐⭐⭐
ONDE VER: Netflix

Nenhum comentário:

Postar um comentário