quarta-feira, 18 de março de 2020

Covid-19: Pernambuco com 19 casos confirmados e Caruaru com 19 casos suspeitos


A Secretaria Estadual de Saúde confirmou no boletim divulgado, nesta terça-feira (17.03), mais um caso do novo coronavírus. O 19a caso confirmado em Pernambuco é de uma mulher de 63 anos, do Recife, que não tem histórico de viagem para área de transmissão sustentada da doença nem contato com paciente suspeito ou positivo. 


Com isso, o Estado confirma a primeira ocorrência de transmissão comunitária, quando não é identificada a origem da contaminação. “Nas análises sobre o nosso último caso confirmado, não se conseguiu achar o vínculo epidemiológico para a infecção. A mulher informou não ter viajado para fora do país e não conhecer nenhum contato próximo que esteja suspeito ou confirmado para a covid-19.

Com a identificação da transmissão comunitária, Pernambuco entra na fase de mitigação, buscando, a partir desta quarta-feira (18.03), notificar e identificar a ocorrência da enfermidade nos casos internados, assim como já é realizado para a influenza nos pacientes com síndrome respiratória aguda grave (Srag). “Ou seja, passaremos a notificar apenas os casos graves, que são aqueles que apresentam falta de ar, dificuldade para respirar, dor no peito e febre que se prolongue por mais de 72 horas, mesmo com o uso de antitérmicos“, diz o secretário. 

Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), também a partir desta quarta (18.03), Pernambuco unifica a conduta para as síndromes gripais no Estado, ou seja, não serão testados todos os casos leves – nem os assintomáticos. Nessas situações, haverá a coleta por amostragem nas unidades sentinelas pernambucanas, como já ocorre para a vigilância da influenza. 

Durante a coletiva desta terça-feira (17.03), o Governo de Pernambuco anunciou mais um decreto assinado pelo Governador Paulo Câmara com novas medidas preventivas e restritivas em diversos setores com o intuito de evitar a propagação da Covid-19 no Estado.

Agora, estão suspensos, em todo o território pernambucano, eventos com mais de 50 pessoas. O Governo do Estado também determinou o fechamento de centros de artesanatos, museus e demais equipamentos culturais do Estado, assim como a interrupção das atividades em cinemas e academias de ginástica.

Caruaru: Segundo o boletim divulgado na terça-feira, Caruaru tem 19 suspeitos de contaminação do coronavírus.

tabela1 


Nenhum comentário:

Postar um comentário