sábado, 25 de abril de 2020

Caruaru centraliza atendimentos de sintomas respiratórios na UPA Boa Vista


A Unidade de Pronto-Atendimento do bairro Boa Vista, em Caruaru, passou, a partir desta quinta-feira (23), a atender apenas pacientes com sintomas respiratórios. Denominada de UPA Respiratória, o espaço será exclusivo para atendimentos de casos suspeitos de Covid-19 e outras síndromes respiratórias.


A UPA Respiratória foi adaptada para receber a nova demanda, como por exemplo: áreas diferentes para o atendimento de pediatria e clínica medica; a sala vermelha passou de três para seis leitos e foram desenhados fluxos para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de atendimento direto e indireto.


Por conta da readequação, a unidade recebeu reforço profissional com pneumologista e fisioterapeutas passando a integrar as equipes dos plantões, que contam também com três médicos clínicos e dois pediatras.
Todos os profissionais estão trabalhando totalmente equipados com os EPIs necessários.

Com a mudança, o Centro de Saúde da Boa Vista passa a ser chamado temporariamente de Upinha Boa Vista e vai atender pequenas urgências e em horário especial, das 08h às 23h. A unidade foi adaptada para promover o pronto-atendimento aos quadros agudos e crônicos agudizados de baixo risco, operando como mais uma porta de entrada da rede de atenção à saúde do município de Caruaru. Os usuários que necessitarem do atendimento de pequenas urgências, com a garantia de referência, caso sejam necessários, terá encaminhamentos para outras unidades de maior complexidade. O atendimento médico será oferecido com espera proporcional à gravidade dos pacientes. Outras urgências devem ser encaminhadas para as outras UPAS de Caruaru (Vassoural, Salgado e Rendeiras).

A Upinha Boa Vista contará com uma equipe de saúde composta por: médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. A unidade possui recepção, consultórios para atendimento médico, sala de observação, curativos, suturas e medicação, além da farmácia básica, que continuará funcionando com a entrega de medicação.

Considera-se urgência uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata, são exemplos: cólicas renais, cefaléia (dores de cabeça), dores abdominais, diarréia, vômitos, queimaduras leves, febre, hipertensão arterial (pressão alta), hipoglicemia, hiperglicemia, curativos, entre outras. 

A Upinha Boa Vista está situada na Rua Cabo - Jardim Boa Vista, próximo ao Supermercado Bonanza. E a UPA Respiratória funciona na Avenida Caruaru, 943 – Jardim Boa Vista.

Centro de Saúde – Os pacientes que utilizam os serviços de atenção básica no Centro de Saúde Boa Vista estão sendo orientados a buscar o Círculo Operário, no bairro São Francisco, os que já forem pacientes do PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde e os demais continuam as marcações clínicas de urgência através de demanda espontânea.

Disk-Covid - As pessoas que tiverem dúvidas a respeito de qual unidade buscar, em tempos de pandemia, pode solicitar orientações através do Disk-Covid, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, através do telefone 0800.281.7080.

Informações sec. de Saúde de Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário